sexta-feira, 13 de agosto de 2010

TENTE!

Eu não sei se este post tem muito a ver com o tema central do blog, mas como eu decido o que publicar, resolvi escrever e postá-lo. Se eu me arrepender depois, é só apagar, sem strress, simples assim. Pois bem.
Eu acho que tudo nesta vida deve se tentar. Eu não me arrependi de nada que fiz na vida. Mas me arrependi de não ter feito algumas coisas. Isso porque as coisas que fiz, tenham sido seus resultados bons ou maus (e no mais das vezes nem temos capacidade de aferir isso imediatamente), eu sei como foram. Para mim, o triste, o feio, o chato e o que realmente me incomoda é não fazer. É ficar pensando no que teria sido se tivesse feito. É ficar na iminência, no planejamento sem fim. A pior das melancolias é "se eu tivesse..." e o resto não pode ser coisa boa.

Então, meu caro, se você quer estudar fora, ter uma experiência internacional, trabalhar no exterior, ou qualquer outra coisa mesmo, meu conselho é que você FAÇA. Veja com muito cuidado quais são os passos necessários para conseguir e FAÇA. Um passo de cada vez, é assim mesmo, às vezes as coisas vão mais devagar do que queríamos, mas não desista, give it a chance, dê uma oportunidade a você mesmo. Planeje o que você precisa para passar de uma fase à outra e execute.

Se você quer fazer um mestrado nos EUA, no UK, na Austrália, França, Espanha, Itália, ou onde seja, e ainda não fala uma palavra da língua, não tem problema. Comece a estudar amanhã. Veja as opções existentes. Tá sem grana? Hoje em dia até curso na internet de graça existe. Ou cursos por CD. Qualquer coisa é um bom começo, mas pra todo caminho, por longo ou curto que seja, é preciso dar o primeiro passo. Depois vai melhorando, sem perder o foco, passo a passo. Até que um dia, procurando bastante pela net, você encontra uma oportunidade de ir passar um tempo naquele país, num programa de bolsas recém criado e que, claro, por isso mesmo você nunca tinha ouvido falar antes. Mas você já vinha se preparando para ele, construindo o seu perfil para isso.

Em 1 ano, a fluência (ou perto disso) é quase certa, pelo menos em inglês e espanhol, que são línguas sobre as quais eu posso falar, com o perdão do trocadilho. Aí você pensa "1 ano é muita coisa, parar a vida...". É nada! É 1 ano de, na pior das hipóteses, experiências pessoais bem diferentes, que você levará para o resto da vida. Enquanto isso, você vai procurando programas de bolsa. Conhecendo gente nova. Outros horizontes que você nunca tinha imaginado. E, claro, dificuldades que também você desconhecia antes. É possível até que, no meio do caminho, você descubra outra coisa que era realmente a sua. Isso é o legal de tentar e que, na minha opinião, separa no mundo aquelas pessoas que tentam (empreendedores de si mesmo) daquelas que não tentam (escravos de si mesmos e dos outros).

Se, no meio do caminho, algum problema lhe impedir de conseguir o objetivo traçado, o tempo jamais terá sido perdido. Você tentou. Você já sabe o caminho que passou e algumas dificuldades dele. Isso é informação, é conhecimento. E conhecimento NUNCA, JAMAIS, qualquer que seja ele, é perdido. Quem sabe um dia você escreve um livro a respeito. Se até a Bruna Surfistinha ganhou dinheiro assim, imagina você, com informações que realmente podem ajudar os outros!

Às vezes é preciso parar um pouco, respirar. Às vezes chegar no fundo de algum poço é necessário para subir denovo, mais forte, mais preparado. Ainda que às vezes cambaleando, o importante é seguir.

É para evitar ou dimensionar os problemas e passos até se chegar a viver, estudar ou trabalhar fora que eu fiz este blog. Espero que tenha ajudado a outros que, como eu, sempre tentam o que querem. E vamos seguindo!!!