
Então, meu caro, se você quer estudar fora, ter uma experiência internacional, trabalhar no exterior, ou qualquer outra coisa mesmo, meu conselho é que você FAÇA. Veja com muito cuidado quais são os passos necessários para conseguir e FAÇA. Um passo de cada vez, é assim mesmo, às vezes as coisas vão mais devagar do que queríamos, mas não desista, give it a chance, dê uma oportunidade a você mesmo. Planeje o que você precisa para passar de uma fase à outra e execute.
Se você quer fazer um mestrado nos EUA, no UK, na Austrália, França, Espanha, Itália, ou onde seja, e ainda não fala uma palavra da língua, não tem problema. Comece a estudar amanhã. Veja as opções existentes. Tá sem grana? Hoje em dia até curso na internet de graça existe. Ou cursos por CD. Qualquer coisa é um bom começo, mas pra todo caminho, por longo ou curto que seja, é preciso dar o primeiro passo. Depois vai melhorando, sem perder o foco, passo a passo. Até que um dia, procurando bastante pela net, você encontra uma oportunidade de ir passar um tempo naquele país, num programa de bolsas recém criado e que, claro, por isso mesmo você nunca tinha ouvido falar antes. Mas você já vinha se preparando para ele, construindo o seu perfil para isso.
Em 1 ano, a fluência (ou perto disso) é quase certa, pelo menos em inglês e espanhol, que são línguas sobre as quais eu posso falar, com o perdão do trocadilho. Aí você pensa "1 ano é muita coisa, parar a vida...". É nada! É 1 ano de, na pior das hipóteses, experiências pessoais bem diferentes, que você levará para o resto da vida. Enquanto isso, você vai procurando programas de bolsa. Conhecendo gente nova. Outros horizontes que você nunca tinha imaginado. E, claro, dificuldades que também você desconhecia antes. É possível até que, no meio do caminho, você descubra outra coisa que era realmente a sua. Isso é o legal de tentar e que, na minha opinião, separa no mundo aquelas pessoas que tentam (empreendedores de si mesmo) daquelas que não tentam (escravos de si mesmos e dos outros).
Se, no meio do caminho, algum problema lhe impedir de conseguir o objetivo traçado, o tempo jamais terá sido perdido. Você tentou. Você já sabe o caminho que passou e algumas dificuldades dele. Isso é informação, é conhecimento. E conhecimento NUNCA, JAMAIS, qualquer que seja ele, é perdido. Quem sabe um dia você escreve um livro a respeito. Se até a Bruna Surfistinha ganhou dinheiro assim, imagina você, com informações que realmente podem ajudar os outros!

É para evitar ou dimensionar os problemas e passos até se chegar a viver, estudar ou trabalhar fora que eu fiz este blog. Espero que tenha ajudado a outros que, como eu, sempre tentam o que querem. E vamos seguindo!!!