domingo, 1 de março de 2009

Cuidado com generalizações - os funcionários da TAP não são "os portugueses".


Como diz o próprio título deste post, atente-se para este conselho: não tome a forma de tratamento dispensada pelos funcionários da TAP aos seus clientes como o modo normal dos portugueses se portarem com estrangeiros, notadamente brasileiros.

É preciso tomar cuidado com generalizações sobre pessoas de um país. O fato do primeiro italiano que você conheceu não te bons modos, ter comido de boca aberta e falando alto ou mesmo parecer não ter tomado banho nos últimos 4 dias não quer dizer que todos os outros cidadãos daquele país tambem sejam assim. Infelizmente, quando se trata de Portugal, muitas vezes os funcionários da TAP são o primeiro contato que nós, brasileiros, temos com portugueses, mas não devemos tomá-los como "típicos cidadãos portugueses".

É notória a falta de bons modos dos funcionários da TAP. Poderia contar diversos casos aqui, ocorridos comigo e com pessoas próximas, mas simplesmente dentro do meu direito de liberdade de expressão e baseado nas mais de 10 viagens internacionais que tive que fazer pela TAP, minha opinião é de que o atendimento deles deixa bastante a desejar. É comum terem má vontade em atender e muitas vezes chegam a ser grosseiros.

Contudo, fui muito bem atendido na maioria dos restaurantes e cafés que fui em Portugal. Além disso, em todos as reuniões profissionais que tive com executivos e advogados portugueses, todos foram muitos educados e o relacionamento não poderia ter sido melhor, o que me deixa bastante contente.

Existem algumas diferenças culturais que podem causar algum ruído, normalmente com classes sociais menos instruídas de Portugal, mas tome em conta que os portugueses normalmente são bastante literais na compreensão daquilo que se fala. Seja o mais preciso e detalhado possível e não hás de ter qualquer pr'blema.

Quando estiver rumo a Portugal, lembre-se: os portugueses da TAP não são todos os portugueses. Evite fazer generalizações sobre os cidadãos de um país com base em 1 ou 2 contatos que você teve. A essas generalizações, prefira constatar hábitos e costumes, assim você poderá se referir de forma mais objetiva e menos tendenciosa a cidadãos de determinado país.

Afinal, nem todo brasileiro ouve samba, joga futebol ou é malandro. Nem todo goiano tem pé rachado, nem todo nordestino é retirante da seca e nem todo paulista pede "dois pastel e um chops" ou pergunta qual é a capital do Recife.

Um comentário:

  1. Oi Rodrigo!
    Cai aqui pq em outubro estarei em Barcelona por 2 dias. Adorei o post sobre a cidade. As dicas sao otimas! E este post sobre generalizaçoes esta perfeito. Grande abraço; vida longa ao blog!

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