terça-feira, 21 de abril de 2009

Estudando no UK - Associação de Brasileiros Estudantes de Pós-graduação e Pesquisadores na Grã-Betanha (ABEP)

Pessoal, primeiro, obrigado pelas mensagens de apoio que recebi no último post.

Como hoje é aniversário da Tia Beth, venho falar sobre a ABEP-UK (ou ABEP-GB), que é uma associação sem fins lucrativos que congrega os brasileiros que fazem mestrado, doutorado ou pesquisas no Reino Unido da Grã-Betanha (United Kingdom of Great Britain, simplesmente UK ou GB). Para quem está se perguntando que país é este (sim, há quem não saiba... inclusive gente que eu consideraria instruída), trata-se do país que é constituído pelos territórios da Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte desde que foram unidos em um único reino pelo Tratado de União de 1706.

Com sede no Consulado do Brasil em Londres, a ABEP representa o interesse da classe estudantil brasileira no UK há quase 30 anos. Fui da Diretoria da ABEP na gestão 2006-2007 e, um pouco antes disso, participei de um congresso organizado pela associação no Institute of Education da University of London (foto abaixo). Ganha um doce quem descobrir quem sou eu no Where´s Wally? abaixo.

Foto: congresso da ABEP em 2006.

No mesmo ano de 2006, a então diretoria da ABEP reuniu-se com a comitiva do presidente Lula que estava em visita oficial em Londres, para discutir alguns problemas enfrentados no nosso ensino superior, dentre os quais o reconhecimento (termo ténico, "revalidação") dos diplomas obtidos por brasileiros no exterior.

Além disso, em sua página (clique aqui para entrar), há diversas dicas para quem quer ir estudar, quem vai e quem já está lá. Destaco o Manual de Sobrevivência na Ilha, que tem muitas informações importantes para quem está chegando ou já está na Ilha (como carinhosamente chamávamos o UK). Arrisco dizer, com base na experiência que tive na FAPEBE (Federação das Associações de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros no Exterior) , que é a associção mais bem organizada e politicamente engajada dentre todas as que congregam estudantes brasileiros em outros paises ao redor do mundo.

Bem, não vou falar mais, vale a pena checar a novíssima página da ABEP (desenvolvida pela diretoria atual, ficou muito boa) e, para aqueles que forem estudantes brasileiros no UK, filiar-se a ela. É com o dinheiro das anuidades que a Associação consegue promover eventos, seminários, congressos e discussões de extrema importância para os pós-graduandos brasileiros no UK e para o próprio país.

Um comentário:

  1. Rodrigo,

    Em primeiro lugar muito obrigada pelo seu comentário no meu blog...
    O que acontece, é que, talvez por você ser de Recife, está longe de conhecer a realidade da cultura gaúcha. A verdade é que nós, artistas, já tentamos o caminho do diálogo...já tentamos ser diplomáticos, e a Sra. Secretária da Cultura Mônica Leal, não nos acenou com nenhuma perspectiva de melhora nas políticas culturais do Estado e, pelo contrário, sufoca cada vez mais, todo e qualquer grupo de teatro (como perteço a este, é deste que falo).

    O que queríamos era, longe de uma manifestação violenta (peço a sua atenção para as roupas e a forma com que a manifestação se desenrolou) era chamar atenção da forma que saber, com arte, para o problema que estamos vivendo.

    Um povo sem cultura é um povo zumbi...que não vive, apenas passa pelo tempo...

    EVOÉ!!!

    ResponderExcluir