Mostrando postagens com marcador universia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador universia. Mostrar todas as postagens

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Centro de Informações de Estudos e Bolsas no Exterior - Universia

Em plena férias de carnaval no Recife, minha cidade natal, abro espaço na ressaca para um post rápido, porém muito útil aos futuros companheiros de estudo no exterior.

Fundado em 2000 com patrocínio do Banco Santander, o Universia, de acordo com a Wikipedia, é a maior rede de colaboração universitária do mundo, à qual se integram mais de 1.000 (mil) universidades ao redor do mundo, principalmente de países íbero-americanos (Espanha, Portugal e América Latina).
Em outras palavras, para nossos fins, trata-se um centro de informações de estudos e bolsas de estudo no exterior. Fala sobre intercâmbio, oportunidades de pesquisa no exterior e até mesmo, em menor grau, dicas profissionais para quem terminou sua graduação, mestrado ou doutorado, no Brasil e fora. É bastante reconhecido no Brasil e no exterior e uma parada obrigatória para qualquer estudante ou ex-estudante. Se você não viu em cima, CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA PÁGINA DO UNIVERSIA BRASIL.

Aliás, abrindo um parêntese final, o Banco Santander está de parabéns. Patrocina diversas oportunidades de intercâmbio entre cidadãos de países latino-americanos e europeus, como o Universia e o extinto Programa AlBan da União Européia, que financiou meu mestrado no UK e ao qual serei sempre grato. Apesar de que este banco sempre me ligava sábado de manhã oferencendo produtos (porque eu tinha uma conta-salário da Universidade nele), continua tendo toda minha simpatia pelo apoio que dá a nosotros.