segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Bolsa de estudos para pós-graduação na Espanha - Fundación Carolina

Um pouco recuperado do trauma relatado em meu último post, venho aqui novamente para dar início de fato ao tema central a que se propõe este blog. Aliás, explico resumidamente: como tive uma longa experiência em busca de informações para viver, estudar e trabalhar em alguns países fora do Brasil (tudo legalmente, claro!) ao longo dos últimos 7 anos, acabei acumulando algumas conexões super interessantes para quem pretende dar seus primeiros neste mesmo rumo.

Hoje trago informações sobre as bolsas de estudos para pós-graduação da Fundación Carolina. Esta fundação, que é patrocinada pelo governo espanhol, fornece bolsas de pós-graduação (nas modalidades cursos de pós-graduação de curta duração - de 1 a 3 meses, chamados de "formação permanente" -, mestrado, doutorado e pesquisa científica para professores e doutorandos) para cidadãos de países Ibero-americanos, como o Brasil, em Universidades e outras instituições de renome da Espanha, em diversas áreas distintas. Copio abaixo o email que recebi hoje do Universia:

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas da Fundação Carolina. Neste ano, estão disponíveis 1.555 bolsas, das quais 1.065 são para estudos de pós-graduação, 265 para doutorado ou pesquisas de curta duração e 225 para a formação permanente.

O prazo de inscrição para a maioria das oportunidades abertas termina no dia 1º de março. O Universia criou um especial com todas as informações sobre a seleção. CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DO UNIVERSIA SOBRE ESTA BOLSA (menos completa).

Este programa de bolsas existe há um bom tempo (pelo menos desde que comecei minhas buscas). De 2003 para cá, posso testemunhar que houve um incremento significativo na quantidade de cursos e instituições que se juntaram à Fundación Carolina para fornecer novas bolsas de pós-graduação. Em minha área, Direito (subárea Empresarial), existem ótimos cursos de mestrado.

Algumas instituições não são muito conhecidas por nós, brasileiros, como é o caso do Instituto de Empresa, da Universidade de Navarra e do Centro de Estudios Garrigues, mas, em Direito Empresarial, por exemplo, estão entre as melhores da Espanha e eu particularmente não pensaria duas vezes antes de me candidatar a qualquer uma delas. Se você quer en outras áreas, sugiro buscar pela Internet o curso que você quer fazer e depois procurar a opinião de terceiros sobre o respectivo curso, em fóruns e páginas especializadas em espanhol e inglês.

Foto: sala de aula na Universidad de Navarra.

Se você desenrola bem o castellano, sugiro ir diretamente à página da Fundación Carolina, que tem informações completas sobre as bolsas, áreas, prazos de inscrição e procedimentos. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PÁGINA DE BOLSAS DA FUNDACIÓN CAROLINA.

Se você (ainda) não desenrola bem el español mas mesmo assim pretende se aventuar a ler, lembre-se: "beca" significa "bolsa de estudos".

¡Buena suerte!

70 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Sou formada em direito e estou querendo fazer alguma pós fora do país. Queria saber se voce pode me dar mais informaçoes a respeito e principalmente sobre como conseguir uma bolsa de estudos. Trabalhei na área de dirieto securitário, o que seria meu maior interesse. Caso nao haja nada especifico, qualquer outra seria ótimo pra mim. Aguarda respostas por e-mail (maritza_nascimento@hotmail.com) Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Eliane, atualmente estou cursando o 7° período de Direito, e pretendo fazer uma pós-graduação na Espanha. Gostaria de maiores informações sobre essas bolsas. Não tenho nem idéia por onde começar, rs, aliás, acho que acabei de dar o primeiro passo, mas a caminhada não será nada fácil. Ainda não domino tão bem o idioma, mas já estou buscando aprendê-lo. Se puder me ajudar ficarei imensamente grata.

    Meu e-mail é eliane_carrion@yahoo.com.br

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá,estou decidida a enfrentar um mestrado, ou uma especialização na Espanha, só que ainda não sei muitas informações a respeito do país, morei um tempo em Londres e sei que a vida na Europa para os brazukas não é muito fácil, mas estou disposta a passar por tudo de novo, só que agora com um curso na área do Direito, pois não estudei até hoje para parar, queria muito que você me enviasse algumas informações de lugares para morar, universidades para tentar, possibilidades de trabalho na universidade mesmo...Att Paola Lopes, Santa Maria, RS.

    ResponderExcluir
  5. Você sabe alguma coisa se essas candidaturas ficam abertas até o segundo semestre? já que o ano na europa começa em outubro. Sou formada em RP e planejo fazer mestrado na Espanha ou Portugal.
    Espero sua ajuda.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá, acabei de me formar em Direito e pretendo fazer uma pós na Espanha. Gostaria que me desse dicas de cursos, como conseguir as bolsas, onde me hospedar... Enfim, qq dica será muito bem vinda.
    Lembrando que em Barcelona eu teria onde me hospedar!!

    Aguardo ansiosa um contato.
    Obrigada

    rachellima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Rodrigo, tudo bem?

    Gostaria da sua ajuda e orietação de como conseguir uma bolsa de estudos para fazer mestrado na espanha, pois já mandei diversos e-mails p/ a fundação Carolina e p/ o programa de bolsas MAEC-AECID e nao obstive resposta de nenhuma instituição, gostaria de saber se as inscrições só abrem no inicio do ano ou se tem previsao p/ agora.

    Desde já agradeço, fico no aguardo do seu contato.

    stelapires@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. OI!
    Meu nome é Carla é sou formada em Direito, tenhu muita vontade de fazer mestrado na area criminal na Espanha.
    Há um curso que você me recomende?
    Se puder me responder agradeço imensamente!
    Ah! E como consigo uma bolsa de estudos!
    Meu i-mail é carla.gikovate@yahoo.com.br
    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  9. OLá sou josianne de Recife, estou no décimo período de direito fazendo minha monografia na área de direito administrativo, pretendo em fevereiro começar minha pós em direito público e começar meu curso de espanhol para que daqui a 2 anos possa ir para a Espanha fazer alguma especialização. Sabes dizer se tem alguma pós ou especialização na área de direito público em qual cidade e como faço para saber tais informações. Vou deixar meu e-mail e desde já agradeço a resposta. obrigada. josianne.pg@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi,adorei seu blog.
    Me interessei em especial por sua postagem sobre as Becas. Vc poderia me indicar instituições na área de Turismo? Tenho espanhol fluente pq morei na Espanha durante 3 anos.
    Desde já agradeço.
    elizabethdomingos@hotmail.com (Se possiel enviar para este email)

    ResponderExcluir
  11. Olá muito interessante seu blog parabéns, sabes me informar se as incrições seriam somente em março, pois estamos em setembro, me formo no final do ano em administração e vou fazer pós graduação na espanha, mas não estou conseguindo muitas informações.

    No aguardo

    ResponderExcluir
  12. Oi Rodrigo
    se fosse possível gostaria de entrar em contato com você!
    meu email é reenatagarcia@yahoo.com.br
    estive nos últimos três anos estudando em salamanca... gostaria de maiores informações sobre pós graduação.
    Att. Renata

    ResponderExcluir
  13. Oi Rodrigo, tudo bem?

    Gostaria da sua ajuda e orietação de como conseguir uma bolsa de estudos para fazer mestrado na espanha, pois já mandei diversos e-mails p/ a fundação Carolina e p/ o programa de bolsas MAEC-AECID e nao obstive resposta de nenhuma instituição, gostaria de saber se as inscrições só abrem no inicio do ano ou se tem previsao p/ agora.

    Desde já agradeço, fico no aguardo do seu contato.
    Rodrigo

    rodrigoadvpe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, estou pensando em fazer uma pós-graduação na espanha. Me formo ano que vem e pretendo iniciar essa pós em 2011. Não sei nem por onde começar...gostaria de saber quais áreas de direito se destacam nos cursos de pós na espanha e qual área será melhor aproveitada aqui no brasil. Gostaria de saber quais são as melhores universidades e etc...não precisa, NECESSARIAMENTE, ser bolsa de estudos, mas se tiver é ainda melhor.

    Aguardo resposta...

    Grata desde já

    Lívia Medeiros

    liviabmedeiros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Hola, que tal!
    Soy un abogado de Brasil, e, como utd, vivi en sitios muy diversos, pero no en España.
    Utd tiene "dicas" de cursos - mestrado e posgrado - en tierras de España solo para DERECHO?
    Su blog es magistral!
    Gracias.
    R. Lima

    ResponderExcluir
  16. Hola, todo bien???
    Me pongo graduado en final de esto año, quiero hacer un postgrado en España en próximo año, puedes enviarme informanciones, por favor
    gracias
    besos

    ResponderExcluir
  17. Olá
    meu nome é Graziella e acabo o curso de direito este ano. Gostaria de informações sobre pós fora do Brasil, ainda não sei o local ao certo...queria mais informações e se possível na área ambiental! Obrigada. meu email é graum@ig.com.br

    ResponderExcluir
  18. Galera, não precisa arranhar o portunhol, eu sou brasileiro.

    Eu vou tentar dar algumas dicas gerais.

    1. Fundación Carolina: leiam TODA a informação de TODO o site. Os espanhóis, digamos, não são muito pacientes, então evitem mandar emails perguntando informações que já estão na página (ex. tem lá que prazo é de abril a setembro e perguntar se pode se candidatar em dezembro).

    2. Bolsas na Espanha: eu infelizmente só conheço a Fundación Carolina e Becas MAE, mas é bom perguntar em cada Universidade (primeiro leia a página dela) se existe alguma bolsa específica (ex. pode existir uma bolsa para um Doutorado em Direito Mercantil na Faculdade de Direito da Universidade X).

    3. Faculdades de Direito de Universidades na Espanha: claro que depende da área do Direito e que nível de estudos você busca (master ou doutorado). Em geral, eu veria na Universidad Complutense de Madrid, Universitat de Barcelona, Universidad de Navarra e IE (Instituto de Empresa, que é a FGV/IBMEC daqui), Universidad Carlos III, Universidad Pontificia Comillas, mas há outras que podem ser especialmente boas numa área ou um determinado programa (por ex., os masters em Direito Empresarial da Universidad de Navarra e o do IE são considerados os melhores da Espanha, mas também mais de 10 vezes mais caros do que, por ex, o da Universidad Autónoma de Madrid, que também é uma boa Universidade).

    4. Mestrado x Doutorado na Espanha: se você fizer o master aqui, ele pode ser muito legal para uma experiência em outro país e estudar o direito de outro país, além de dar um upgrade no currículo (pois você terá espanhol jurídico fluente), mas dificilmente ele vai ser reconhecido formalmente no Brasil. Na prática, isso só pesa se você quiser uma carreira acadêmica. Neste caso, sugiro fortemente você tentar ir direto para um doutorado (este sim tem mais chances de ser reconhecido no Brasil)

    5. Advogar na Espanha: por melhor que seja o seu mestrado, a situação de emprego aqui (dezembro de 2009) está muito difícil, eles estão pagando mal e praticamente só contratam advogados estrangeiros com diploma homologado pelo MEC, com poucas exceções. Em Direito, o MEC exige fazer um curso nos 10 principais ramos do Direito denovo (Civil, Comercial, Administrativo, Processual, etc) ou fazer provas nesses 10 ramos em Direito espanhol. Nada impede de você começar a homologação desde antes e, quando chegar aqui, começar a fazer as provas, até passar.

    Espero que tenha ajudado em algo.

    ResponderExcluir
  19. Oi Rodrigo,estou pensando em fazer uma especialização em Direito Tributário na Espanha. Será que consigo reconhecimento no Brasil depois?
    Você sabe se existe algum tipo específico de bolsa para quem já tem nacionalidade espanhola, pois sou filho de espanhol?
    Estou querendo fazer na Universidade de Salamanca, me recomenda alguma outra?
    Obrigada pela atenção. Espero sua resposta.

    ResponderExcluir
  20. Olá Rodrigo,
    sou estudante de Direito- estou no quinto ano, me formarei no fim de 2010- e tenho nacionalidade espanhola, apesar do meu espanhol não ser fluente. Trabalho com Direito Tributário e pretendo me especializar na área.
    O que vc me aconselha a fazer? Quem tem nacionalidade espanhola tem direito a bolsa ou deve passar por algum processo seletivo? Caso deva passar por um processo como é?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Oi Diego/Anônimo,

    Eu sugiro vocês primeiro pensarem qual a intenção de vocês. Se for estudar um tempo na Espanha e ver qual é, tudo bem. Não conheço muito de tributário (minha área é empresarial/mercantil), mas eu veria na Universitat de Barcelona, que já ouvi falar bem nesta área.

    Se sua intenção for ter uma carreira de advogado internacional (até no Brasil), eu sugiro ver algo em um país de língua inglesa (UK, EUA, Canadá, etc), pois o mestrado na Espanha pode não lhe ajudar tanto quanto pensa na advocacia no Brasil.

    Para cidadãos espanhóis, há bolsas da Fundación La Caixa, procurem por "becas fundación la caixa" no Google. Lembro que os critérios e processos de seleção estão escritos no site deles, infelizmente não tenho mais informações.

    Espero que ajude. Um abraço,

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  22. Olá Rodrigo.
    É verdade que estas bolsas da Carolina não são integrais?

    ResponderExcluir
  23. Oi Rodrigo...
    gostaria de entrar em contato com vc...nao tomarei muito seu tempo...rsrsrs

    jussarabaumann@hotmail.com
    se possivel...quero tentar esta bolsa da FC.

    Aguardo...Grata!
    Sarah

    ResponderExcluir
  24. Olá Rodrigo. Eu sou a Marcela. Acabo de me formar em Relações Públicas e por indicação de uma amiga que morou 6 meses na Espanha, resolvi me inscrever na Fundación Carolina nos cursos de comunicação. Porém pesquisando, vi informações sobre proibições de intercambio na espanha, em morar em residencias. Gostaria de saber se vc sabe algo sobre isso e se é muito dificil conseguir estas bolsas oferecidas.

    Obrigada. Marcela.

    meu email é: cella_amorim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Quais sao os requisitos para que um licenciado em direito possa frequentar o mestrado em direito na universidade e barcelona ou na universidae de madrid.

    vascotitocosta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Rodrigo

    Meu nome é Thábata, sou advogada há oito anos aqui no Brasil. Meu marido tem nacionalidade espanhola e eu estou tirando a estrangeria, pretendemos ir para Barcelona em agosto.Gostaria de entrar em contato com vc, se possível ... meu email é thasuzi@hotmail.com

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  27. Olá! Sou advogada e gostaria de fazer um mestrado em direito tributário na espanha ainda este ano. Srá que vc poderia me mandar algumas informações de cursos reconhecidos no Brasil e que estão com as inscrições abertas??? Agradeço a ajuda desde já.
    Meu e-mail é : karin.magnan@hotmail.com
    bjos

    ResponderExcluir
  28. Olá Rodrigo, pretendo fazer mestrado em direito de família na universidade de Barcelona esse ano. Como faço para saber se terá validade no Brasil? Tenho outras dúvidas, mas preferi pedir dicas sobre a mais importante no momento. Att, Isabella. meu email bellaparanagua@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Rodrigo, muito legal esse teu blog!Eu estava pensando em fazer uma especialização na área de direito ambiental na Espanha. Tens alguma dica para me dar?!meu email é natycora@msn.com
    se puderes entrar em contato...eu gostaria de trocar umas idéias contigo!Obrigada desde já pela atenção!Abraços!

    ResponderExcluir
  30. Olá ..
    Me chamo Thais, estou no ultimo ano de Direito, e estou procurando uma Pós ou Mestrado fora do País, de preferência na Espanha.
    Por favor, caso alguem possa contribuir com alguma informação.
    meu imai: thais.luzramos@hotmail.com
    Grata.

    ResponderExcluir
  31. Olá pessoal,

    também estou cursando o último ano de Direito e pretendo cursar mestrado na Espanha. Estive em Barcelona em Fevereiro/2010 e gostei muito desse país.

    Por favor, se alguém tiver maiores informações: caiobelo@gmail.com

    Desde já, muito obrigado.

    Caio Belo Rodrigues

    ResponderExcluir
  32. As áreas de interesse são:
    - Direito Contitucional;
    - Direito Trabalhista;
    - Direito Desportivo.

    ResponderExcluir
  33. oiiii
    tudo bom pessoal,bem curso direito e meu sonho é fazer pos graduaçao na europa,estou cursando ingles e espanhol,sou de classe media por isso nao posso gastar muito,mais pretendo vender meu carro se for preciso.
    gostaria de saber quais os melhores cursos da espanha e quanto eu gastaria + ou - ??
    abraço !!!!

    (marcio-vinicios@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  34. Olá Rodrigo! Faço direito e vou me formar no final do ano. Estou com a idéia de ano que vem fazer pós-graduação na Espanha ou Portugal, gostaria de umas dicas, se puder me ajudar eu agradeço! Meu email para contato: paulinha_dorf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  35. Olá Rodrigo, poderia me dar mais informações de como conseguir uma bolsa de estudos na Espanha? Sou advogado, tenho a dupla cidadania e gostaria de saber se isso pode me ajudar, fora o fato da permanência no país.
    advogafacil25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Olá Rodrigo, gostaria muito de fazer um mestrado na área de direito ambiental. Você poderia me indicar alguma instituição de ensino? Quais são as faculdades que oferem bolsa de estudo? Meu e-mail´é andre.cavalcante@redenergia.com

    Abraços
    André

    ResponderExcluir
  37. Olá, Rodrigo! Gostaria de trocar informações. Aguardo seu contato (clarissapepe@yahoo.com.br).

    ResponderExcluir
  38. Olá Rodrigo! Tudo bem? Gostaria muito de saber umas informações...se vc puder me ajudar...sobre mestrado na espanha. Me interesso muito pela área de direitos humanos, mas estou aberta para outras áreas. Já andei olhando na fundação carolina, mas o período já passou, vi tbm que na maec-aecid o período de inscrições é no fim do ano. Gostaria de saber as informações q vc tiver sobre as seleções para bolsa de mestrado. Ah, tbm vi algo sobre formacion permanente, vc sabe os requisitos? Desde já agradeço muito (manuela_bs@hotmail.com).

    ResponderExcluir
  39. Oi meu nome é Priscila Santos tenho 25 anos e estou no ultimo semestre do curso Gestão em Recursos Humanos (tecnólogo), gostaria de saber se terá algum problema pois o meu curso é uma graduação de 2 anos? desejo fazer a minha pós ou mestrado no qual eu conseguir a bolsa fico realizada, vc pode me dar informações de como funciona? pois não falo inglês então de preferência que seja na espanha pois pelo menos da para entender haha!!! e como farei para sobreviver lá, pois terei que conciliar meu trabalho com o estudo? caso ao contrario não tenho como ir. se puder me ajudar fico muito agradecida, um grande abraço.

    meu e-mail prireggae_23@hotmail.com

    Aguardo Resposta!!!

    ResponderExcluir
  40. Ola Rodrigo!
    Sou advogada e atuo na área trabalhista/empresarial. Quero dar uma mudada radical na minha vida e para isso pretendo procurar um novo lugar para morar e advogar e tb quero fazer uma especialização fora do país...por onde vc acha q devo começar? primeiro acho um novo lugar para morar e trabalhar (atualmente estou no interior de SP) ou começo pelos estudos fora daqui? falo inglês fluentemente e tenho cidadania italiana...qual país q vc ja conhece que seria melhor? Me ajude se puder... meu e mail é: danielarodrigues1@gmail.com. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  41. Saudaçõs Rodrigo,

    Quero lhe parabenizar pela valiosa contribuição que de imediato já prestas, auxiliando àqueles interessados em aventurar-se nos estudos fora do Brasil.

    Sou Bacharel em Direito, com especialização em Direito Públcio, tenho 30 anos, e gostaria de obter alguns conselhos, sobre estudo especificamente na Espanha, Madri, preferencialmente.

    Ja tenho uma prima que hoje é Cidadã Espanhola, ela é brasileira e ja reside em Madrid ha aproximadamente 4 anos, já detem a nacionalidade espanhola por ter se casado na spaña. Hoje ela é viúva. Gostaria de sua orientação e com essas informações o que seria melhor para mim. Meu email paulocezarrosacardoso@hotmail.com

    Desde já agradeço mais uma vez...

    ResponderExcluir
  42. Olá Rodrigo,me chamo josé carlos, estou no segundo semestre de do curso de Direito gostaria muito de fazer alguma especialização na área de direito ambiental.voçê tem algum conselho a me dar? como devo proceder? Você poderia me indicar alguma instituição de ensino? Quais são as faculdades que oferem bolsa de estudo? desde ja agradeço a sua atenção! e parabens pelo blog! Meu e-mail´é jr_basket9@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Olá Rodrigo, me chamo Suenio Souza, sou bacharel em Direito e quero muito ganhar uma bolsa e fazer um mestrado na espanha pra ampliar minhas possibilidades na nossa área que é tão concorrida. Quais as opções por lá? Que procedimento devo tomar? Meu email é sueniolaw@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  44. Olá, meu nome é polyana, atualmente estou cursando o 9° período de Direito, e quero fazer uma pós-graduação ou mestrado na Espanha. Queria advogar fora do brasil. Gostaria de maiores informações sobre essas bolsas. Não tenho nem idéia por onde começar. Ainda não domino tão bem o idioma, mas já estou buscando aprendê-lo. Se puder me ajudar ficarei imensamente grata.
    Meu noivo tem dupla cidadania italiana, me casando com ele sera que conseguiria advogar fora do pais.

    ResponderExcluir
  45. esqueci de por meu email
    é poly2406@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Oi, Rodrigo!
    Eu estou querendo fazer um Mestrado em Direito Penal na Universidade Complutense de Madri. Assim, gostaria, caso seja possível, que vc me desse as dicas de como proceder acerca de bolsa e tudo o mais. Se vc puder, me dê umas orientações, por favor, estou precisando muito. Qualquer situação, vc pode me enviar um e-mail para neide_nobre@hotmail.com. Aguardo contato. Abs. Neide.

    ResponderExcluir
  47. ola...
    me chamo cinthya.estou no ultimo ano de contabilidade, estou procurando uma pós ou um mestrado de preferência na Espanha.
    Por favor,se for possível,alguem possa mim dar dicar sobre bolsas e qual procedimento posso tomar.
    Meu email:cinthyaguty@gmail.com.Aguardo resposta.
    grata.

    ResponderExcluir
  48. Ola,primeiramente parabéns pelo blog!!!
    Sou casada com militar que esta indo fazer doutorado na Espanha em engenharia. Gostaria de aproveitar a oportunidade para estudar direito penal internacional. Por onde acha que eu deveria começar? Alguma boa universidade de penalistas por la?
    Se tiver tempo,aguardo seu email:
    cfonteles@gmail.com

    ResponderExcluir
  49. Fala Rodrigo, tudo bem?
    Eu também sou outro estudante de direito que almejo fazer uma pós-graduação no exterior. Porém, termino a minha graduação ano que vem (2011), mas já queria começar a me informar das possibilidades de fazer uma pós em um futuro próximo. Como isso necessita tempo, nada mais certo que prever antes, certo?
    Meu e-mail é tiaguinhocb@hotmail.com e, se possível, você poderia me atualizar das possibilidades de bolsas de estudo no exterior e se há possibilidade para fazer?

    Grande abraço,
    Tiago

    ResponderExcluir
  50. Fala Rodrigo, tudo bem?
    Eu também sou outro estudante de direito que almejo fazer uma pós-graduação no exterior. Porém, termino a minha graduação ano que vem (2011), mas já queria começar a me informar das possibilidades de fazer uma pós em um futuro próximo. Como isso necessita tempo, nada mais certo que prever antes, certo?
    Meu e-mail é tiaguinhocb@hotmail.com e, se possível, você poderia me atualizar das possibilidades de bolsas de estudo no exterior e se há possibilidade para fazer?

    Grande abraço,
    Tiago

    ResponderExcluir
  51. boa tarde
    estou no 9 semestre de direito, e quero fazer minha pós ou mestrado na area de direito constitucional, como vou com uma amiga q qr fazer uma pos na area de moda para conciliar gostaria que fosse em madrid ou barcelona.
    vc tem alguma indicação de alguma universidade? e no caso de direito constitucional é reconhecido no brasil?
    preciso de um auxilio
    meu email é vevemeyran@yahoo.com.br
    agradeço e aguardo resposta
    abraços

    ResponderExcluir
  52. Oi Rodrigo, tudo bem? espero que sim!
    Sou advogada, especialista em Direito Internacional e gostaria de tentar um mestrado fora do Brasil, será q vc poderia, por gentileza, entrar em contato comigo, por e-mail, para falarmos desse assunto? Grata pela sua atenção.
    Abs,
    Flávia
    (flavialopes76@gmail.com)

    ResponderExcluir
  53. Oi sou silvia, faço espanhol na UFS e gostaria de fazer intercambio na Espanha.Como fazer?
    silvialolly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Oi Rodrigo, Tudo bem?
    Estou no último ano de direito e estou querendo fazer uma pós na espanha!
    Gostaria de saber mais sobre o país.
    Agradeço desde já!
    Meu email é Thatianyazevedo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Olá Rodrigo! sou professora de Língua Portuguesa e Espanhol aqui( Brasil). Você poderia me informar sobre algúm de pós gradução em Salamanca? Você tem noção mais ou menos de quanto vou precisar para realizar meu sonho?
    agradeço-te antecipadamente, porque bem sei que voce vai me ajudar e muito!
    Saludos.

    ResponderExcluir
  56. Ola sou Acadêmica do ultimo semestre de Licenciatura em Ciências Biológicas e tenho interesse em fazer um mestrado fora do pais.
    Gostaria de saber se na espanha aferecem curso de mestrado na area de genética.

    tatiane-klossoski@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Boa Noite,

    Estou no 7° Período da faculdade de direito, e gostaria de saber mais informaçoes sobre fazer uma pós graduação na espanha. Se tiver algumas faculdades/universidades para me indicar. è necessário passar na prova da OAB para fazer a pós ou só ter bacharelado!?
    Aguardo um retorno.

    natygavas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Prezado Rodrigo, sou Andre, possuo interesse em cursar mestrado em Assessoria Juridica na Unileon, no entanto, tenho duvida quanto a qualidade do ensino e sua aplicabilidade enquanto advogado militante aqui no Brasil, pode me ajudar???Trabalho em uma empresa privada de grande porte , gostaria que o curso acrescentasse algo em meu ofício, fico grato por qualquer esclarecimento, Ah, caso tenha outra que possa me indicar, fico desde já agradecido. Meu e-mail é andrecavalcante.adv@gmail.com
    Abraços
    Andre

    ResponderExcluir
  59. Muito boa a sua iniciativa! Parabéns pelo blog! Só tem um probleminha: no link para acessar o site das bolsas Fundacion Carolina, abre uma outra página que não tem nada a ver... de uma vidente!

    ResponderExcluir
  60. Ola Rodrigo, tudo bem?
    Meu nome e Leidiane, muito legal esse teu blog!
    Moro em Goias,sou Bacharel em Direito e estou procurando uma Pós ou Mestrado fora do País, de preferência na Espanha.
    pode me dar alguma dica?!

    Obrigada desde já pela atenção!Abraços!

    advleidi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. Olá Rodrigo,

    Meu nome é Cássia, sou de Porto Alegre, advogada de uma empresa pública municipal. Meu filho joga futebol e um empresário quer investir nele no futebol Europeu, ou melhor, na Espanha como ele só tem 13 anos. Pretendo ir para lá também, gostaria de saber qual a possibilidade de trabalhar na Espanha, como advogada o que é necessário? Minha experiência é administrativo e penal. será que seu eu chegar com uma carta de recomendação de um Ministro no consulado brasileiro em Madri facilita as coisas? Por favor, me ajuda, meu e-mail é cas_ira @hotmail.com Obrigada. ABC. Cássia

    ResponderExcluir
  62. Olá,

    Legal você ajudar as pessoas que se interessam em bolsas de estudo, e compartilhar seu conhecimento a respeito.

    Pelo visto tem bastante gente interessada! rs.

    Eu sou uma dessas, se você puder ajudar, preciso de bolsa integral, sou formada em direito, qualquer área serve, gosto bastante de empresarial também.

    Aguardo suas dicas.

    hotmail: pkmel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  63. ola rodrigo, amigo tenho planos de ir para Espanha em Março 2012 e assim como vc tbm pretendo fazer de maneira legal, vc tem algumas dicas sobre documentação?o melhor é contatar o consulado?sou estudante de fotografia e pretendo estudar lá entende, abraços... fotos@artinsound.com.br

    ResponderExcluir
  64. Rodrigo!
    Enfim encontrei alguém que viveu em Pamplona. Olha, está quase tudo certo para eu fazer uma Pós na Universidade Pública de Navarra. Você aconselha? Tu achas bom o lugar? Vou levar meu filho de 14 anos, porque ele não vive sem mim. Tenho que alugar um piso, tem alimentação e tudo mais. O custo de vida em Pamplona é alto? Quanto por mês você acha que é preciso? Tem alguma ajuda do governo como cestas básicas, etc? A internet é gratuita? Conta de água e luz dão em torno de quanto mais ou menos? Se você puder me responder, vai me ajudar muito. Obrigado. Sou david.haiat@hotmail.com

    ResponderExcluir
  65. Ricardo de Oliveira15 de maio de 2012 às 17:46

    Fala Rodrigo, tudo bem??
    Irei concluir minha faculdade de direito no final de 2013 e meu sonho seria fazer uma pós, um mestrado e talvez até um doutorado fora do país. Converso com algumas pessoas sobre este assunto mas é muito dificil ter uma informação concreta para essas minhas dúvidas. Gostaria muito que você me ajudasse nesse ponto me aconselhando sobre como proceder, os primeiros passos sabe? Mesmo por que ainda tenho 2 anos para me preparar para essa aventura e estou disposto a me batalhar por isso.
    Agradeço desde já!!
    Abraço

    meu email: ricardodeoliveira9@gmail.com

    ResponderExcluir
  66. Ei Rodrigo, tudo bem com você?

    Tenho muito interesse em fazer uma pós ou mestrado em direito ambiental na Europa, você saberia me orientar onde encontro uma ótima instituição para tal área? Pois aqui , no Brasil, ninguém que conheço sabe ao certo me orientar onde seria mais conceituado estudar tal tema. E agora em agosto quero começar minhas aulas particulares de língua estrangeira, justamente pra me preparar ,mas para isso preciso saber onde irei e que língua devo dominar ;-)

    Grata pela atenção.

    lolo.mm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. Olá Rodrigo boa tarde! Estou no 7º semestre/periodo na USTJ tenho parentes na Espanha, proximo a Alicante, queria fazer um mestrado lá e voltar pro Brasil para dar aula, existe possibilidade de bolsa para cursar? Em qual faculdade? Há outras alternativas? Bjus

    ResponderExcluir
  68. Olá!
    Gostaria de saber como faço para fazer uma graduação no curso de Direito em Barcelona.

    Desde já muito obrigado!

    Email: fernanda_rodriguesvga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  69. Boa noite,estou no último ano do curso de direito e decidida a emendar direto em um mestrado, porém, gostaria de cursa-lo na Espanha ou na Austrália. Contudo, ainda não tenho muitas informações a respeito da validação de meu diploma nesses países, pois curso na Faculdade de Direito de Vitória e não em uma universidade pública, o que até onde sei pode dificultar minha aceitação em cursos no exterior, essa informação procede?? Ademais, gostaria de saber se você tem informações sobre mestrados nesses dois países para o curso de Direito e como é o procedimento de ingresso nos mestrados, ficarei muito agradecida se você puder me ajudar pois no momento encontro-me completamente perdida em pesquisas que não têm me ajudado muito ;)

    Abç, Juliana N. Silveira, Vitória, ES.
    juju.nsilveira@hotmail.com

    ResponderExcluir