domingo, 22 de fevereiro de 2009

Centro de Informações de Estudos e Bolsas no Exterior - Universia

Em plena férias de carnaval no Recife, minha cidade natal, abro espaço na ressaca para um post rápido, porém muito útil aos futuros companheiros de estudo no exterior.

Fundado em 2000 com patrocínio do Banco Santander, o Universia, de acordo com a Wikipedia, é a maior rede de colaboração universitária do mundo, à qual se integram mais de 1.000 (mil) universidades ao redor do mundo, principalmente de países íbero-americanos (Espanha, Portugal e América Latina).
Em outras palavras, para nossos fins, trata-se um centro de informações de estudos e bolsas de estudo no exterior. Fala sobre intercâmbio, oportunidades de pesquisa no exterior e até mesmo, em menor grau, dicas profissionais para quem terminou sua graduação, mestrado ou doutorado, no Brasil e fora. É bastante reconhecido no Brasil e no exterior e uma parada obrigatória para qualquer estudante ou ex-estudante. Se você não viu em cima, CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA PÁGINA DO UNIVERSIA BRASIL.

Aliás, abrindo um parêntese final, o Banco Santander está de parabéns. Patrocina diversas oportunidades de intercâmbio entre cidadãos de países latino-americanos e europeus, como o Universia e o extinto Programa AlBan da União Européia, que financiou meu mestrado no UK e ao qual serei sempre grato. Apesar de que este banco sempre me ligava sábado de manhã oferencendo produtos (porque eu tinha uma conta-salário da Universidade nele), continua tendo toda minha simpatia pelo apoio que dá a nosotros.

2 comentários:

  1. Ola Rodrigo, estava fucando na internet sobre cursos de mestrado no exterior e achei o seu blog, que por sinal me ajudou bastante com as dicas. Estou morando nos EUA faz quase um ano, trabalhando e estudando, e meu inlges melhorou muito. Por isso pensei em aproveitar a oportunidade e fazer um mestrado! Espero que continue postando mais sobre sua experiencia no exterior. Atualmente estou morando na Florida, perto de Orlando, vc sabe alguma faculdade aqui que seja boa em direito? Voce poderia dar alguma dica? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Andresa,

    Eu não conheço tão a fundo para poder indicar exatamente qual seria a melhor uni para um LLM (mestrado em Direito) na Florida, mas sei que dependerá do ramo. Sei que a University of Florida está entre as top 5 de LL.M. in Taxation nos EUA.

    Em geral, não necessariamente você precisa escolher uma área, você pode mesclar diferentes cadeiras no LLM. Como as cadeiras vinculadas a "Corporate/Commercial Law" e "Taxation" são as que têm melhor aceitação para você buscar emprego depois, eu concentraria nesses dois ramos ou em um deles, como você tiver mais afinidade.

    Comentei um pouco sobre LLM nos EUA neste post: http://vivendolonge.blogspot.com/2009/12/mestrado-em-direito-fora-do-brasil-o.html

    Nesta página você encontrará ótimas informações e discussões sobre LLM na Flórida: http://www.llm-guide.com/florida

    Boa sorte. Abraço, Rodrigo.

    ResponderExcluir