quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Erasmus Mundus - Programas de Mestrado com Bolsas da União Europeia

Como mencionei em meu último post, meu curso de mestrado em Direito no UK foi financiado pelo Programa AlBan da União Europeia. Infelizmente, o AlBan tinha duração pré-definida: de 2003 a 2007. Contudo, as oportunidades de financiamento de estudos de pós-graduação na Europa não terminaram com o AlBan.

De acordo com a descrição do site Study in Europe (que é um achado, por sinal), "o programa Erasmus Mundus oferece bolsas de estudo a estudantes altamente qualificados para participarem em Cursos de Mestrado Erasmus Mundus em duas ou mais universidades europeias. Podem participar estudantes de todo o mundo, com excepção de estudantes provenientes dos países do Espaço Económico Europeu".

Em outras palavras, existe uma lista de cursos de mestrado em diversas áreas do conhecimento, que são chamados de Mestrados Erasmus Mundus. Nesses mestrados, o aluno estudará em duas ou mais universidades de diferentes países da Europa, também pré-selecionadas, que participam do intercâmbio no respectivo curso escolhido.

Em minha opinião, isto é ótimo! Você terá a oportunidade de conhecer a fundo dois países europeus, pessoas diferentes, visões de mundo distintas, sua cultura, forma de ver o mundo e sua área de estudo, dentre várias outras surpresas (boas e más) que você pode ter. Tudo isso você levará para sempre e, arrisco a dizer, esta experiência cultural é mais importante do que os estudos em si. É algo que apenas se consegue vivendo em um país, não em uma viagem de algumas semanas.

Duração e prazos de candidatura (application deadlines)

O programa Erasmus Mundus tem prazo de duração definido: começa neste ano de 2009 e o último ano para candidaturas será em 2013. Quase toda a documentação do programa é em inglês ou francês, mas isso pode variar de acordo com cada programa específico. As datas para candidatura (application) irão variar em cada programa de mestrado.

Passo-a-passo

Como se diz no interior do Ceará, rapadura é doce mas não é mole. Não pense que será fácil nem rápido se candidatar ao progrma Erasmus Mundus. Na burocracia e dificuldade, pelo menos 8 em cada 10 pessoas que queriam se candidatar ao AlBan desistiam. Se você é um desses 2, parabéns, já deixou 80% para trás. Abaixo listo alguns passos necessários para você conseguir ultrapassar a burocracia, baseados na minha experiência própria.

1. Ler a página do Programa Erasmus Mundus.

Primeiro você tem que conhecer o programa de bolsas ao qual você vai se candidatar. Leia a página do Programa Erasmus Mundus para conhecê-lo. Aviso: ela é toda em inglês e você pode escolher ler em francês (menu na direita superior). Clicando aqui você encontrará uma chamada de candidaturas e uma breve apresentação, tudo em português.

2. Escolher o Mestrado.

Nesta página você encontrará a lista dos mestrados Erasmus Mundus. Olhe no menu à esquerda a área de conhecimento que você busca e veja que programas são oferecidos.

Em minha área, Direito, já havia lido sobre os programas do Mestrado Europeu em Law and Economics (não há tradução, pois trata-se de uma corrente da análise econômica do Direito nascida na Escola de Chicago) e do Mestrado Europeu em Direito do Comércio e das Finanças Internacionais (European Master in Transnational Trade Law and Finance). Ambos me pareceram excelentes e os conteúdos muito bem estruturados.

Se for o caso, entre em contato por email com a instituição responsável pelo programa que você se interessou. Eles poderão tirar dúvidas e lhe fornecer maiores informações.

3. Ler o Guia do Candidato e Critérios do seu Programa.

Depois que você achou um programa que realmente lhe interessa, agora você deve entender bem todos os procedimentos para se candidatar a ele. Cada programa dirá as fases, procedimentos e critérios para admissão e conferência das bolsas em sua respectiva página (os links para cada programa se encontram na página do Erasmus Mundus), mas há um Guia do Candidato do Erasmus Mundus que é importante ler (todo em inglês).

Perceba que o guia geral é destinado não apenas a você, futuro estudante de mestrado, mas também a Universidades que queiram participar do programa e a alunos de intercâmbio de doutorado, então saiba selecionar a informação que é apropriada para o seu program.

Leia atentamente os procedimentos, critérios de avaliação, documentos exigidos e datas para apresentação da application do seu programa específico, contida na página dele. Assim, você poderá avalir suas possibilidades de admissão e programar-se melhor para atender a todos os requisitos dentro do tempo que você dispõe. Faça uma lista com os documentos que você precisa e onde você precisa obtê-los. Exemplo: carta de recomendação com o professor fulano da minha Universidade. No meu caso, dentro de 1 ano (tempo que me programei) publiquei 5 novos artigos, já que isso era um critério forte de pontuação no meu programa.

4. Preparar a Documentação Exigida.

Esta é uma das fases mais chatas e na qual a maioria desiste. Não entrei em detalhes no Erasmus Mundus, mas conhecendo a fundo o Programa AlBan, que também é da União Europeia, acredito que seja bastante burocrático. Não desista nesta fase nem se influencie por pessoas que desistiram ou que não conseguiram outras bolsas. Como disse acima, faça uma lista do que precisa, assim você verá melhor sua evolução.


É normal que se peça um exame de aptidão na língua estrangeira em que você for estudar (IELTS ou TOEFL para o UK e DELE para a Espanha, por exemplo). Isso poderá demandar algum tempo de estudo prévio seu para se sair bem na prova. No meu caso, tive 2 meses de aula particular antes de fazer o TOEFL. Foi caro e cansativo, pois tinha aula três vezes na semana, das 7h às 9h da manhã, antes do trabalho, mas valeu a pena. Basta você se programar.

5. Preencher o Formulário de Candidatura.

Isso pode (e deve) ser feito ao mesmo tempo em que você junta a documentação necessária. Assim, enquanto o formulário é preenchido, é possível identificar melhor o que você precisa e o porquê.

6. Enviar o Formulário e os Documentos.
Normalmente, o prazo para enviar o formulário é anterior ao do envio de toda a documentação, já que há documentos que demoram mais que outros. Isso deve ser verificado na página do seu programa. Se não houver nenhuma informação específica, envie um email para a instituição responsável pelo seu programa perguntando a respeito. Preste atenção também nos eventuais requerimentos burocráticos, como firma reconhecida e cópias autenticadas.

7. Esperar (e procurar outros programas).
Por mais que a ansiedade seja grande, você não deve colocar toda sua vida em torno deste mestrado. Busque outras oportunidades enquanto você espera o resultado do Erasmus Mundus. Assim, se você não for escolhido para esta, pode se preparar melhor para outras e até mesmo para concorrer novamente no próximo ano. Não tem segredo: o negócio é não desistir e a verdade é que o mundo é dos persistentes.

Boa sorte! Good luck! ¡Buena suerte!

14 comentários:

  1. Olá, Rodrigo, tudo bom?
    Primeiramente, quero parabenizá-lo pela iniciativa do blog! Fantástico!
    Sou Advogada tb e estou procurando bolsa para me especializar em Direito Ambiental em Portugal.
    Como sou nova no assunto, fiquei com uma dúvida.
    Se no programa Erasmus, por exemplo, não tem o curso que vc quer, existe a possibilidade de os organizadores darem bolsa para outros cursos fora da grade normal deles? Como faço?
    Obrigada pela atenção,
    Abraços,
    Sarah Rosignoli

    ResponderExcluir
  2. Sarah: infelizmente, pelo que entendi, apenas os cursos pre-definidos na lista que eles dao podem ter alguma bolsa do programa Erasmus Mundus. De qualquer forma, para tirar a duvida, por que voce nao os envia um email perguntando? Se a resposta for negativa, vai que eles te dao uma dica de outro. O nao voce ja' tem.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo, boa tarde!

    Parabéns pelo blog; encontrei-o por acaso, mas já está adicionado aos favoritos!
    Já há algum tempo venho procurando informações sobre o Erasmus Mundus! Gostaria de tirar uma dúvida: também sou formada em direito, e li em algum local que é necessário o domínio em 3 línguas diferentes; essa informação procede? Meu intuito é no de Direito Internacional.

    Abraços, e mais uma vez, parabéns : )

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo,

    É obrigatório que façamos parte de alguma instituição que seja relacionada ao programa?

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal,

    Infelizmente eu nao me aprofundei no Erasmus Mundus, só dei uma lida rápida e deixei aqui a referência e algumas dicas com base na minha experiência de bolsa do extinto Programa AlBan.

    Se vocês, depois de lerem todo o manual (que normalmente é longo), tiverem alguma dúvida de interpretação, eu terei o prazer de dar minha opinião, mas peço que me digam qual a página do assunto no manual.

    Abraço,

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  6. Oi Rodrigo

    Parabéns pelas as dicas , adoorei :)
    Eu já sabia do Erasmus desde da minha ultima viagem para Europa onde estudei em uma Universidade financiada por mim mesma hehhe
    Eu só queria saber mesmo como é a concorrência , candidato vaga do Erasmus, vc saberia?
    Só para dar aquele friozinho na barriga.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  7. Ah outra pergunta: qual é a melhor forma de estudar para o TOEFL? , eu já tenho o Avançado I .
    Essas bolsas de mestrado normalmente estão abertas no começo do ano ou no final do ano?
    Abraços!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Anônima,

    As datas para bolsas normalmente são meio doidas porque depende muito dos procedimentos que eles adotam, mas tome em conta que o calendário letivo geralmente começa em setembro de cada ano.

    Sugiro dar uma lida na página da respectiva bolsa para ver a sua data específica, com certeza tem lá os prazos para submissão de application.

    Para estudar inglês, sem dúvida alguma a melhor forma é pegar aula particular com um professor de inglês que seja especialista em TOEFL. O preço pode ser meio salgado, mas vale a pena ainda que seja uma hora por dia, dois dias na semana, por uns 2 meses. Eu fiz assim e deu muito certo, muitíssimo mais efetivo que cursos.

    Ainda que seu nível de inglês seja alto, existem dicas específicas para o TOEFL. A principal delas é repetir os exercícios-modelos de provas anteriores.

    Infelizmente não sei qual a concorrÊncia do Erasmus Mundus.

    Espero que ajude. Um abraço,

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  9. Oi meu nome é Ana eu sou a anonima hehehehe eu não tenho blog por isso fica assim .....
    Nossa! Então vc acha que aula particular é melhor que cursos?
    Eu pesquisei um curso que custa 2000 reais por dois meses de aula achei caro.....
    Vou procurar um professor particular no meio do ano ; o duro vai ser achar especialista em TOEFL:(
    Sobre os artigos, vc tem alguma dica? Vc acha artigos importantes na escolha dos candidatos?
    E as cartas de recomendação seria bom escolher professores bem conceituados né?

    Apesar de ter morado na Europa eu não falo ingles bem não ( ai que vergonha falar isso!!!!) vou estudar mais esse ano !!!!!
    Obrigado pelas dicas !!!!!
    Ana Teresa

    ResponderExcluir
  10. oi Rodrigo, parece q vc nao continuou o blog, q pena!
    sou Luciana de Recife, vc sabe como eu poderia conseguir carta de recomendação de professor de alguma universidade européia ? pois alguns programas q me interessaram na França pedem essa carta, como se fosse uma pré-admissao...
    abs

    ResponderExcluir
  11. Oi Luciana. Continuei sim o blog, tem um monte de outros posts depois deste, infelizmente não consegui reunir tempo nem pra terminar o último post direito.

    Carta de recomendação de professor de universidade européia? Acho que há algum engano. Eles sempre querem é recomendação de ex-professores seus, não de outras universidades, pois apenas eles que têm condições de dizer quão aplicada e maravilhosa aluna você era, não é mesmo?

    O meu programa de bolsas pedia recomendação até reitor, que eram outros 500, mas mesmo assim eu consegui lá dos jesuítas da Católica... :)

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana Teresa. Eu acho melhor 10h de professor particular (intercalada de exercícios que ele lhe passe) do que 40 horas de cursinho. Achei caro também esse curso de R$ 2 mil.

    Como na época em que me preparava para me candidatar ao LLM (2004), eu era recém formado e pagava do meu bolso meu MBA da FGV, com ajuda de paitrocínio, eu tinha que economizar bastante. Consegui que meu professor particular me fizesse um precinho camarada, só não lembro quanto, e até hoje sou super grato a ele por isso.

    Se não achar professor especialista em TOEFL ou ele for muito caro, procure pela internet um software que tem os exames e temas de dissertações TOEFL de anos anteriores, vale muito a pena fazê-los.

    A estrutura de dissertação do TOEFL é bem primária. Não floreie muito. É como você aprendeu na quinta série: primeiro parágrafo é introdução, os outros 3 próximos são o desenvolvimento, sendo cada um com um argumento diferente, e o 5º último é a conclusão. Escreva em primeira pessoa sempre e de maneira elementar. Essa dica já lhe economizou duas aulas hehe.

    Bem, eu acho que vergonha não é admitir não falar inglês, é mentir pra si mesmo a vida toda sem tentar melhorar, como deve fazer 80% das pessoas que dizem que falam inglês. Agora, estude mesmo! Eu acho que não faria metade das coisas que faço hoje se não tivesse metido as caras no inglês e estudado fora.

    Sobre artigos, no meu caso a publicação deles foi importante sim, mais para a seleção da bolsa do que da Universidade, mas claro que deve ter contado pra esta também, apesar de que não era tão necessário.

    Sobre a recomendação de professores, eu acho que o legal é você pedir a um que seja próximo seu e que o outro seja o decano do seu curso. Vá por mim, a não ser que você tenha tido um professor tampa de crush internacional, ninguém fora tem a menor idéia de quem são, o que eles querem sentir é se o professor que fala sobre você realmente lhe conhece.

    Muito boa sorte!

    ResponderExcluir
  13. Oi Rodrigo obrigada pelas dicas seu blog é muito legal: )
    Poxa estou procurando simulados do Toefl e, simplesmete não acho:(. Pelo o que eu entendi o site ETS disponibiliza um teste grátis depois da inscrição e pagamento da taxa da prova - que hoje gira em torno de 300 reais.....

    Abraços,

    Ana
    Já deu pra perceber que o meu medo é o Toefl rsrsrsrrsrs Tento estudar sozinha mas estou sem parâmetros, estou quase pagando um curso na Cultura mesmo rsrsrsrrsr.

    ResponderExcluir
  14. Olá Rodrigo!

    Meu nome é Flávia, estou me preparando para tentar o erasmus em Portugal e queria saber se o Toefl também é exigido quando a lingua é a mesma de origem. Já li o regulamento e não achei nada referente, vc sabe informar algo dobre isso?

    Obrigada!

    ResponderExcluir