quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Erasmus Mundus - Programas de Mestrado com Bolsas da União Europeia

Como mencionei em meu último post, meu curso de mestrado em Direito no UK foi financiado pelo Programa AlBan da União Europeia. Infelizmente, o AlBan tinha duração pré-definida: de 2003 a 2007. Contudo, as oportunidades de financiamento de estudos de pós-graduação na Europa não terminaram com o AlBan.

De acordo com a descrição do site Study in Europe (que é um achado, por sinal), "o programa Erasmus Mundus oferece bolsas de estudo a estudantes altamente qualificados para participarem em Cursos de Mestrado Erasmus Mundus em duas ou mais universidades europeias. Podem participar estudantes de todo o mundo, com excepção de estudantes provenientes dos países do Espaço Económico Europeu".

Em outras palavras, existe uma lista de cursos de mestrado em diversas áreas do conhecimento, que são chamados de Mestrados Erasmus Mundus. Nesses mestrados, o aluno estudará em duas ou mais universidades de diferentes países da Europa, também pré-selecionadas, que participam do intercâmbio no respectivo curso escolhido.

Em minha opinião, isto é ótimo! Você terá a oportunidade de conhecer a fundo dois países europeus, pessoas diferentes, visões de mundo distintas, sua cultura, forma de ver o mundo e sua área de estudo, dentre várias outras surpresas (boas e más) que você pode ter. Tudo isso você levará para sempre e, arrisco a dizer, esta experiência cultural é mais importante do que os estudos em si. É algo que apenas se consegue vivendo em um país, não em uma viagem de algumas semanas.

Duração e prazos de candidatura (application deadlines)

O programa Erasmus Mundus tem prazo de duração definido: começa neste ano de 2009 e o último ano para candidaturas será em 2013. Quase toda a documentação do programa é em inglês ou francês, mas isso pode variar de acordo com cada programa específico. As datas para candidatura (application) irão variar em cada programa de mestrado.

Passo-a-passo

Como se diz no interior do Ceará, rapadura é doce mas não é mole. Não pense que será fácil nem rápido se candidatar ao progrma Erasmus Mundus. Na burocracia e dificuldade, pelo menos 8 em cada 10 pessoas que queriam se candidatar ao AlBan desistiam. Se você é um desses 2, parabéns, já deixou 80% para trás. Abaixo listo alguns passos necessários para você conseguir ultrapassar a burocracia, baseados na minha experiência própria.

1. Ler a página do Programa Erasmus Mundus.

Primeiro você tem que conhecer o programa de bolsas ao qual você vai se candidatar. Leia a página do Programa Erasmus Mundus para conhecê-lo. Aviso: ela é toda em inglês e você pode escolher ler em francês (menu na direita superior). Clicando aqui você encontrará uma chamada de candidaturas e uma breve apresentação, tudo em português.

2. Escolher o Mestrado.

Nesta página você encontrará a lista dos mestrados Erasmus Mundus. Olhe no menu à esquerda a área de conhecimento que você busca e veja que programas são oferecidos.

Em minha área, Direito, já havia lido sobre os programas do Mestrado Europeu em Law and Economics (não há tradução, pois trata-se de uma corrente da análise econômica do Direito nascida na Escola de Chicago) e do Mestrado Europeu em Direito do Comércio e das Finanças Internacionais (European Master in Transnational Trade Law and Finance). Ambos me pareceram excelentes e os conteúdos muito bem estruturados.

Se for o caso, entre em contato por email com a instituição responsável pelo programa que você se interessou. Eles poderão tirar dúvidas e lhe fornecer maiores informações.

3. Ler o Guia do Candidato e Critérios do seu Programa.

Depois que você achou um programa que realmente lhe interessa, agora você deve entender bem todos os procedimentos para se candidatar a ele. Cada programa dirá as fases, procedimentos e critérios para admissão e conferência das bolsas em sua respectiva página (os links para cada programa se encontram na página do Erasmus Mundus), mas há um Guia do Candidato do Erasmus Mundus que é importante ler (todo em inglês).

Perceba que o guia geral é destinado não apenas a você, futuro estudante de mestrado, mas também a Universidades que queiram participar do programa e a alunos de intercâmbio de doutorado, então saiba selecionar a informação que é apropriada para o seu program.

Leia atentamente os procedimentos, critérios de avaliação, documentos exigidos e datas para apresentação da application do seu programa específico, contida na página dele. Assim, você poderá avalir suas possibilidades de admissão e programar-se melhor para atender a todos os requisitos dentro do tempo que você dispõe. Faça uma lista com os documentos que você precisa e onde você precisa obtê-los. Exemplo: carta de recomendação com o professor fulano da minha Universidade. No meu caso, dentro de 1 ano (tempo que me programei) publiquei 5 novos artigos, já que isso era um critério forte de pontuação no meu programa.

4. Preparar a Documentação Exigida.

Esta é uma das fases mais chatas e na qual a maioria desiste. Não entrei em detalhes no Erasmus Mundus, mas conhecendo a fundo o Programa AlBan, que também é da União Europeia, acredito que seja bastante burocrático. Não desista nesta fase nem se influencie por pessoas que desistiram ou que não conseguiram outras bolsas. Como disse acima, faça uma lista do que precisa, assim você verá melhor sua evolução.


É normal que se peça um exame de aptidão na língua estrangeira em que você for estudar (IELTS ou TOEFL para o UK e DELE para a Espanha, por exemplo). Isso poderá demandar algum tempo de estudo prévio seu para se sair bem na prova. No meu caso, tive 2 meses de aula particular antes de fazer o TOEFL. Foi caro e cansativo, pois tinha aula três vezes na semana, das 7h às 9h da manhã, antes do trabalho, mas valeu a pena. Basta você se programar.

5. Preencher o Formulário de Candidatura.

Isso pode (e deve) ser feito ao mesmo tempo em que você junta a documentação necessária. Assim, enquanto o formulário é preenchido, é possível identificar melhor o que você precisa e o porquê.

6. Enviar o Formulário e os Documentos.
Normalmente, o prazo para enviar o formulário é anterior ao do envio de toda a documentação, já que há documentos que demoram mais que outros. Isso deve ser verificado na página do seu programa. Se não houver nenhuma informação específica, envie um email para a instituição responsável pelo seu programa perguntando a respeito. Preste atenção também nos eventuais requerimentos burocráticos, como firma reconhecida e cópias autenticadas.

7. Esperar (e procurar outros programas).
Por mais que a ansiedade seja grande, você não deve colocar toda sua vida em torno deste mestrado. Busque outras oportunidades enquanto você espera o resultado do Erasmus Mundus. Assim, se você não for escolhido para esta, pode se preparar melhor para outras e até mesmo para concorrer novamente no próximo ano. Não tem segredo: o negócio é não desistir e a verdade é que o mundo é dos persistentes.

Boa sorte! Good luck! ¡Buena suerte!

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Centro de Informações de Estudos e Bolsas no Exterior - Universia

Em plena férias de carnaval no Recife, minha cidade natal, abro espaço na ressaca para um post rápido, porém muito útil aos futuros companheiros de estudo no exterior.

Fundado em 2000 com patrocínio do Banco Santander, o Universia, de acordo com a Wikipedia, é a maior rede de colaboração universitária do mundo, à qual se integram mais de 1.000 (mil) universidades ao redor do mundo, principalmente de países íbero-americanos (Espanha, Portugal e América Latina).
Em outras palavras, para nossos fins, trata-se um centro de informações de estudos e bolsas de estudo no exterior. Fala sobre intercâmbio, oportunidades de pesquisa no exterior e até mesmo, em menor grau, dicas profissionais para quem terminou sua graduação, mestrado ou doutorado, no Brasil e fora. É bastante reconhecido no Brasil e no exterior e uma parada obrigatória para qualquer estudante ou ex-estudante. Se você não viu em cima, CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA PÁGINA DO UNIVERSIA BRASIL.

Aliás, abrindo um parêntese final, o Banco Santander está de parabéns. Patrocina diversas oportunidades de intercâmbio entre cidadãos de países latino-americanos e europeus, como o Universia e o extinto Programa AlBan da União Européia, que financiou meu mestrado no UK e ao qual serei sempre grato. Apesar de que este banco sempre me ligava sábado de manhã oferencendo produtos (porque eu tinha uma conta-salário da Universidade nele), continua tendo toda minha simpatia pelo apoio que dá a nosotros.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ranking de programas de "master" na Espanha

Há algum tempo, o El Mundo, um dos mais conceituados jornais da Espanha, publicou um ranking dos 250 melhores programas de mestrado ("master") da Espanha 2007-2008, dividido entre 14 áreas do conhecimento, que, melhor contextualizando, poderíamos chamar de áreas de trabalho (a frase de entrada da página do ranking é "para encontrar um trabalho melhor").

Apesar d'eu particularmente ter alguma relutância com esses rankings, são uma das poucas referências para quem não tem a oportunidade de conversar diretamente com pessoas da respectiva área, na própria Espanha. Li os 26 critérios utilizados pelo ranking El Mundo para avalizar os programas e os achei bastante interessante.

O prático em detrimento do teórico

Um aspecto me chamou atenção (positivamente): a primazia do prático em detrimento do teórico. No final das contas, o aluno quer saber o que o curso vai lhe adicionar na vida prática, e isso se encontra retratado em pelo menos 10 dos critérios utilizados (principalmente grupos C e D). Não apenas o nível dos pesquisadores existentes no departamento e quantidade de publicações que têm, dentre outros critérios normalmente utilizados no Brasil e que, no mais das vezes, muito pouco repercutem na vida do alunado.

Tenho consciência de que é uma visão particular minha, mas acredito que o conhecimento deve ser focado principalmente na melhoria da vida das pessoas, no crescimento econômico, na sua aplicação prática. Conhecimento pelo conhecimento não gera riqueza nem faz crescer um país.

Ranking de Mestrado em Direito Empresarial na Espanha

Voltando ao ranking e puxando a sardinha para a área de Direito Empresarial, que é onde posso emitir alguma opinião que valha a pena ser ouvida, achei que o ranking fez jus aos programas escolhidos.

O primeiro lugar ficou com o MDE (Master en Derecho de Empresa) do programa C2 de excelência da Universidad de Navarra. Em meados de 2008, conheci pessoalmente a instituição. Guiado por uma funcionária da Universidade, conheci algumas salas da Faculdade de Direito (por coincidência postei uma foto no último post). Me facultaram acesso à biblioteca e até dei uma parada de alguns quartos de hora para dar uma lida em alguns livros da minha área. Fiquei muito bem impressionado com o que vi, tudo muito bem organizado e de primeira.

Eu também tinha uma impressão muito boa deste programa mestrado, que tem um aproveitamento de 99% no mercado daqueles que o terminam. Seu primeiro lugar no ranking me parece fazer jus à fama da Universidade.

Apesar de não conhecer o Instituto de Empresa, que tirou o segundo lugar, sua fama o precede. É um centro de excelência em formação empresarial, algo parecido com o Ibmec e a FGV no Brasil, e goza de um alto prestígio no país.

O terceiro colocado, Centro de Estudios Garrigues, não fica atrás. Garrigues é, grosso modo, o Pinheiro Neto da Espanha e atualmente considerado o maior escritório de assessoria fiscal da Europa. Tem um centro de estudos de alto nível, que faturou o terceiro lugar nesta colocação. Mais uma vez, teoria + prática = alto rendimento e reconhecimento no mercado.

Para não me alongar ainda mais, já que não conheço os demais, segue abaixo o ranking do Masters en Derecho de Empresa, copiado da página do El Mundo.

1. Derecho de Empresa
ESCUELA: Universidad de Navarra / SEDE: Pamplona / TELÉFONO: 948 425 620 / WEB: http://www.unav.es/2c / PROFESORES: 31 / PLAZAS: 20 / DURACIÓN: 1.600 horas / PRECIO: 13.800 €
Celebra ya su vigésima edición y ahora ha transformado su programa en oficial. Incluye prácticas en empresas, aunque los alumnos que se colocan antes de terminar el curso (99%) pueden conmutarlas por una estancia de investigación en universidades extranjeras o por prácticas en despachos de China.

2. Asesoría Jurídica de Empresa
ESCUELA: Instituto de Empresa / SEDE: Madrid / TELÉFONO: 91 568 96 10 / WEB: http://www.maj.ie.edu/ / PROFESORES: 60 / PLAZAS: 100 / DURACIÓN: 790 horas / PRECIO: 25.000 €
El prestigio internacional de la escuela y sus elevados índices de inserción laboral (el 45% de los alumnos de este máster se coloca antes de acabar) están detrás de su alta demanda. Se pueden escoger asignaturas en inglés.

3. Derecho Empresarial
ESCUELA: Centro de Estudios Garrigues / SEDE: Madrid / TELÉFONO: 91 514 53 30 / WEB: http://www.centrogarrigues.com/ / PROFESORES: 275/ PLAZAS: 40 / DURACIÓN: 1.210 horas / PRECIO: 19.000 €
El programa incluye 480 horas de prácticas remuneradas (unos tres meses) y un trabajo final de máster. Sus índices de inserción laboral son buenos y, además, la escuela los hace públicos.

4. Asesoría Jurídica de Empresa
ESCUELA: Universidad de Valencia / WEB: http://www.adeit.uv.es/
Celebrará su novena edición. Cuesta 4.500 euros y tiene una duración de 500 horas.

5. Asesoría Jurídica de Empresa
ESCUELA: Fundesem Business School / WEB: http://www.fundesem.es/
Dura 1.035 horas y tiene acuerdos de intercambio con universidades internacionales.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Bolsa de estudos para pós-graduação na Espanha - Fundación Carolina

Um pouco recuperado do trauma relatado em meu último post, venho aqui novamente para dar início de fato ao tema central a que se propõe este blog. Aliás, explico resumidamente: como tive uma longa experiência em busca de informações para viver, estudar e trabalhar em alguns países fora do Brasil (tudo legalmente, claro!) ao longo dos últimos 7 anos, acabei acumulando algumas conexões super interessantes para quem pretende dar seus primeiros neste mesmo rumo.

Hoje trago informações sobre as bolsas de estudos para pós-graduação da Fundación Carolina. Esta fundação, que é patrocinada pelo governo espanhol, fornece bolsas de pós-graduação (nas modalidades cursos de pós-graduação de curta duração - de 1 a 3 meses, chamados de "formação permanente" -, mestrado, doutorado e pesquisa científica para professores e doutorandos) para cidadãos de países Ibero-americanos, como o Brasil, em Universidades e outras instituições de renome da Espanha, em diversas áreas distintas. Copio abaixo o email que recebi hoje do Universia:

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas da Fundação Carolina. Neste ano, estão disponíveis 1.555 bolsas, das quais 1.065 são para estudos de pós-graduação, 265 para doutorado ou pesquisas de curta duração e 225 para a formação permanente.

O prazo de inscrição para a maioria das oportunidades abertas termina no dia 1º de março. O Universia criou um especial com todas as informações sobre a seleção. CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DO UNIVERSIA SOBRE ESTA BOLSA (menos completa).

Este programa de bolsas existe há um bom tempo (pelo menos desde que comecei minhas buscas). De 2003 para cá, posso testemunhar que houve um incremento significativo na quantidade de cursos e instituições que se juntaram à Fundación Carolina para fornecer novas bolsas de pós-graduação. Em minha área, Direito (subárea Empresarial), existem ótimos cursos de mestrado.

Algumas instituições não são muito conhecidas por nós, brasileiros, como é o caso do Instituto de Empresa, da Universidade de Navarra e do Centro de Estudios Garrigues, mas, em Direito Empresarial, por exemplo, estão entre as melhores da Espanha e eu particularmente não pensaria duas vezes antes de me candidatar a qualquer uma delas. Se você quer en outras áreas, sugiro buscar pela Internet o curso que você quer fazer e depois procurar a opinião de terceiros sobre o respectivo curso, em fóruns e páginas especializadas em espanhol e inglês.

Foto: sala de aula na Universidad de Navarra.

Se você desenrola bem o castellano, sugiro ir diretamente à página da Fundación Carolina, que tem informações completas sobre as bolsas, áreas, prazos de inscrição e procedimentos. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PÁGINA DE BOLSAS DA FUNDACIÓN CAROLINA.

Se você (ainda) não desenrola bem el español mas mesmo assim pretende se aventuar a ler, lembre-se: "beca" significa "bolsa de estudos".

¡Buena suerte!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

desespero


Depois de passar 45 minutos escrevendo sobre "por que criei este blog", quando estava já no final do post, tentei selecionar o que havia escrito e, para meu desespero, o sistema do blog simplesmente apagou tudo o que eu havia escrito, juntamente com as imagens ilustrativas que eu havia selecionado. Depois de soltar alguns "porra!" e "puta que pariu!" e me deitar por 5 minutos, me recompus ao meu estado orignário e aqui estou bravamente para mais uma vez escrever, de forma um pouco mais resumida, como minha paciência permite, sobre os motivos que me levaram a criar este blog. Ao final deste breve comentário, preferi abrir outro tópico. Talvez o faça outro dia.

Início... em plena prévia de carnaval no Recife.

Olá a todos.

Começar este blog foi uma tarefa difícil, por diversas razões. A primeira foi um motivo interno: não queria começar um blog que, com pouco tempo, fosse abandonado ao relento. Disse "que se dane" a mim mesmo e, ultrapassado este momento, fui em busca de um domínio que fosse algumacoisa.blogspot.com, a exemplo do blog do Gabriel (http://gabrielcalumby.blogspot.com/), que tem fotos super bacanas, tiradas por ele em sua super Nikon (eu quero uma!).

Tentei livingabroad.blogspot.com mas estava sendo usado, como já imaginava, pois é um domínio meio óbvio para quem gostaria de falar sobre temas relacionados a viver fora de seu país de origem. Depois, a mesma expressão em português do Brasil - vivendofora.blogspot.com - e também estava ocupado. morandofora.blogspot.com também tinha dono e não pude registrar.

A esse momento eu já estava puto, mas não apenas porque todos esses domínios que eu queria utilizar em meu novo blog já estavam registrados, mas porque havia uma característica comum a todos eles: tinham um único post - no mais das vezes um pouco "lúdico" (pra não dizer "idiota", ops, já foi) - e nada mais. Algo do tipo "olá, não consegui fazer esse blog por mim mesma hihihihi, mas aqui estou".

Devia existir uma condição nos "Termos de Uso" do blogspot segundo a qual se o usuário não fizesse nenhum post novo dentro de, digamos, 6 meses, receberia um aviso em seu email de que, caso continuasse assim, seu blog seria desativado e o domínio posto à disposição para registro de terceiros. Um tipo de reforma agrária virtual, em blogs improdutivos. E aí chegariam cybersquatters (posseiros cibernéticos), como eu, que legítima e legalmente dariam uma melhor destinaçao a esses domínios. Até que me esquecesse dele por mais 6 meses, fosse novamente desativado e alguém o registrasse, tomando-o de mim... é, talvez a idéia não tenha sido muito boa.

Uma outra idéia seria colocar perguntas do tipo "você tem itenção de abandonar este blog ou de publicar apenas um post?". Parece um pouco ingênuo, pois, perguntará o atento leitor, ¿ quem diria de cara que tem intenção de tal coisa?, sabendo que sua inscrição pode ser negada por isto. Ora, se no pedido de visto dos Estados Unidos, há perguntas do tipo "você tem intenção de praticar atos terroristas no território americano?" ou "você já participou de algum ato de genocídio, é participante de alguma seita nazista ou pretende iniciar uma em território americano?", e eles acham que isso dá certo, quem somos nós para irmos contra, não é verdade?

Bem, agora que já fugi totalmente do tema inicial a que se propõe este blog, já posso dar início a ele.