sexta-feira, 13 de agosto de 2010

TENTE!

Eu não sei se este post tem muito a ver com o tema central do blog, mas como eu decido o que publicar, resolvi escrever e postá-lo. Se eu me arrepender depois, é só apagar, sem strress, simples assim. Pois bem.
Eu acho que tudo nesta vida deve se tentar. Eu não me arrependi de nada que fiz na vida. Mas me arrependi de não ter feito algumas coisas. Isso porque as coisas que fiz, tenham sido seus resultados bons ou maus (e no mais das vezes nem temos capacidade de aferir isso imediatamente), eu sei como foram. Para mim, o triste, o feio, o chato e o que realmente me incomoda é não fazer. É ficar pensando no que teria sido se tivesse feito. É ficar na iminência, no planejamento sem fim. A pior das melancolias é "se eu tivesse..." e o resto não pode ser coisa boa.

Então, meu caro, se você quer estudar fora, ter uma experiência internacional, trabalhar no exterior, ou qualquer outra coisa mesmo, meu conselho é que você FAÇA. Veja com muito cuidado quais são os passos necessários para conseguir e FAÇA. Um passo de cada vez, é assim mesmo, às vezes as coisas vão mais devagar do que queríamos, mas não desista, give it a chance, dê uma oportunidade a você mesmo. Planeje o que você precisa para passar de uma fase à outra e execute.

Se você quer fazer um mestrado nos EUA, no UK, na Austrália, França, Espanha, Itália, ou onde seja, e ainda não fala uma palavra da língua, não tem problema. Comece a estudar amanhã. Veja as opções existentes. Tá sem grana? Hoje em dia até curso na internet de graça existe. Ou cursos por CD. Qualquer coisa é um bom começo, mas pra todo caminho, por longo ou curto que seja, é preciso dar o primeiro passo. Depois vai melhorando, sem perder o foco, passo a passo. Até que um dia, procurando bastante pela net, você encontra uma oportunidade de ir passar um tempo naquele país, num programa de bolsas recém criado e que, claro, por isso mesmo você nunca tinha ouvido falar antes. Mas você já vinha se preparando para ele, construindo o seu perfil para isso.

Em 1 ano, a fluência (ou perto disso) é quase certa, pelo menos em inglês e espanhol, que são línguas sobre as quais eu posso falar, com o perdão do trocadilho. Aí você pensa "1 ano é muita coisa, parar a vida...". É nada! É 1 ano de, na pior das hipóteses, experiências pessoais bem diferentes, que você levará para o resto da vida. Enquanto isso, você vai procurando programas de bolsa. Conhecendo gente nova. Outros horizontes que você nunca tinha imaginado. E, claro, dificuldades que também você desconhecia antes. É possível até que, no meio do caminho, você descubra outra coisa que era realmente a sua. Isso é o legal de tentar e que, na minha opinião, separa no mundo aquelas pessoas que tentam (empreendedores de si mesmo) daquelas que não tentam (escravos de si mesmos e dos outros).

Se, no meio do caminho, algum problema lhe impedir de conseguir o objetivo traçado, o tempo jamais terá sido perdido. Você tentou. Você já sabe o caminho que passou e algumas dificuldades dele. Isso é informação, é conhecimento. E conhecimento NUNCA, JAMAIS, qualquer que seja ele, é perdido. Quem sabe um dia você escreve um livro a respeito. Se até a Bruna Surfistinha ganhou dinheiro assim, imagina você, com informações que realmente podem ajudar os outros!

Às vezes é preciso parar um pouco, respirar. Às vezes chegar no fundo de algum poço é necessário para subir denovo, mais forte, mais preparado. Ainda que às vezes cambaleando, o importante é seguir.

É para evitar ou dimensionar os problemas e passos até se chegar a viver, estudar ou trabalhar fora que eu fiz este blog. Espero que tenha ajudado a outros que, como eu, sempre tentam o que querem. E vamos seguindo!!!

21 comentários:

  1. Rodrigo,

    Sou estudante de Direito, formando, e ao iniciar minha busca por um curso no exterior encontrei seu blog. Li quase tudo e tenho que parabenizar você pelo excelente conteúdo.
    Como dito, iniciei a busca com 3 preocupaçoes.
    1a) Qual curso, e onde.
    2a) Revalidação.
    3a) Idioma.

    Claro que não estou completamente perdido. Já andei fazendo pesquisas sobre revalidação e cursos/locais.
    Pensei em algo ligado ao que hoje chamamos de Direito Digital, mas não encontrei nada no google até agora. A minha segunda opção seria a área Tributária e logo após a área Processual Civil. Se tiver alguma dica que possa me ajudar será bem vinda.
    Quanto ao idioma, quando no ensino médio fiz um curso de inglês. Formei, não exercitei e a única coisa que consigo com meu inglês hoje é me virar no ebay para as minhas compras eventuais e dar aulas para estudantes do ensino médio. Não tenho condições nenhuma de realizar uma prova de mestrado em outro idioma que não seja o português. O que você aconselha e como foi a dua adaptação em relação a aulas e provas?

    Obrigado desde já.
    Qualquer coisa email: bruno_bello@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruno,

    Sobre o inglês: Se você puder pagar, ainda que se apertando, eu sugiro ter aulas particulares (pelo menos 2 vezes por semana) com um professor especialista em TOEFL, de preferência que seja nativo. Foi o que fiz e posso dizer que não tem comparação com qualquer curso. Tem muita dica, dá uma lida em outros posts, já comentei sobre o assunto. Este pode lhe ajudar http://vivendolonge.blogspot.com/2009/12/mestrado-em-direito-fora-do-brasil-o.html

    Suas áreas de mestrado são muito diferentes entre si. Talvez valha a pena fazer uma reflexão se não seria melhor você ter mais experiência prática e aprofundar os estudos no Brasil para depois buscar um mestrado no exterior e ter pelo menos relativa certeza de qual área você realmente quer. Isso evita de você se arrepender depois. Em termos científicos, o mestrado fora não adianta muita coisa se você já não tiver aprofundado bastante no Brasil, na respectiva matéria. Se a sua intenção for passar um tempo fora de todo o jeito, esqueça meu conselho, pois nada vai fazer você mudar de idéia. Vá em frente e boa sorte... e muito estudo!

    Sobre "Direito Digital", talvez você tenha procurado pelo nome errado. Os nomes mais tradicionais, sem o modismo do "Direito Digital" que impregnou no Brasil, seriam "Direito da Informática", "Direito da Tecnologia da Informação", "Direito e Informática", "Direito da Internet" e "Direito das Novas Tecnologias". Em Portugal, "Direito da Sociedade da Informação" talvez seja a nomenclatura mais habitual. Espanha, "Derecho Informático", "Derecho y Informática" ou "Derecho y Nuevas Tecnologías". Em inglês, "Internet Law", "Cyberlaw" (US), "Law and Technology", "Information Technology Law" (UK).

    Eu fiz meu mestrado em "Information Technology and Telecommunications Law", mas, se você aceita um conselho de quem é da área, não se preocupe em buscar um mestrado "especializado". O título não ajuda ou modifica nada. Nos programas de LLM (Master of Laws), normalmente você pode escolher as matérias, sem necessariamente ter um título específico pro mestrado todo. Então você pode ter um programa apenas de "mestrado em Direito" (LL.M.) e escolher cadeiras como Intellectual Property Law, Cyberlaw, E-Commerce Law, Internet Law, Regulation of Cyberspace, etc, o que, no final das contas, são as que você deve estar procurando. Cada Universidade chama essas cadeiras de modo diferente, sugiro ver a ementa de cada uma para entender a matéria, mas, se você realmente quer aprender e não apenas passar um tempo fora, sugiro você conhecer bem as matérias no direito brasileiro antes de se aventurar no LLM com cadeiras de Information Technology Law no exterior, caso contrário, nada ou quase nada será aplicável e você corre o sério risco de se decepcionar bastante.

    Sobre o lugar, minha opinião é única: como eu sou advogado, e inglês jurídico é um super upgrade, indispensável para a advocacia de empresas que eu faço, por isso só aconselharia a fazer em países de língua inglesa, como UK (Reino Unido), Estados Unidos, Canadá ou Austrália. Veja o post do qual lhe falei antes que poderá lhe ajudar mesmo.

    Um abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Rodrigo. Eu sou um jovem advogado uruguaio é tenho uma namorada brasileira de Minas Gerais que quer morar no Brasil e elas sempre ganham... Mas mesmo asim gostaria viver uma experiência no Brasil , entao gostaría voce me recomendasse algum curso ou universidade de BH ou Curitiba que possa me server para trabalhar no Brasil como consultor em direito do mercosul ou professor. Eu vi um curso da PUC Paraná de direito internacional, mas você no seu blog coloca que isso nao é bom, entao gostaria alguma suggestao de você. Obrigado pela dica¡¡¡ Abraço desde Montevidéu colega¡¡

    ResponderExcluir
  4. Hola Jorge. Escribes muy bien en portugués. Te voy a escrivir en castellano solo para que otros colegas hispanoablantes que no tegan un nivel tan alto de protugués como tu se sientan libres para preguntarnos en nuestro blog.

    Primero fíjate que mis consejos sobre no eligir derecho internacional (para master o otros niveles) están direccionados para aquellos profesionales que quieren seguir carrera de abogado internacional (primeramente desde Brasil).

    Dicho eso, creo que si quieres tener experiencias labolares en Brasil como abogado, el primer paso sería intentar la homologación de tu licenciatura en Brasil. Puedes hacer eso en cualquier Universidad FEDERAL que tenga una evaluación de por lo menos 4 (sobre 5) en el Ministerio de Educación de Brasil. Algunas te pueden requirir que cumpras algunas asignaturas (como Derecho Procesal, que es muy diferente), lo que es normal (me han hecho lo mismo en España, pero con todas las 10 asignaturas troncales - Procesal, Mercantil, Tributario, Penal, etc.).

    Si quieres trabajar como profesor, la mejor manera es realmente que hagas un master en Brasil, pero tengas en cuenta que el master en Brasil es bastante mas dificil y lleva mas tiempo que en casi todos los otros paises del mundo (es casi un doctado de España). Los mejores en general son de las Universidades FEDERALES pero hay buenas privadas, como las PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, Rio, Minas Gerais y Pernambuco (esta última en Procesal).

    Aun así me temo que para ejercer el profesorado, me temo que tengas que hacer la homologación antes.

    Espero continuar otro día, pero volveré aquí. Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jefferson,tudo bem?

    Me manda teu email que eu vou ter o maior prazer de te responder diretamente, certo?

    Abraço!

    Rodrigo

    PS: apaguei teu post porque tinha alguns dados meus/de família que prefiro mantê-los privados.

    ResponderExcluir
  7. Oi Rodrigo,

    Sou formada em direito, trabalho na Justiça Eleitoral, e como já sou estável no serviço público, penso em estudar fora do país...Adoro Direitos Humanos e penso em estudar algo nessa área. Navegando pela internet, buscando informações de pessoas que estudam no exterior, encontrei o seu blog, que, por sinal, é muito bom, cheio de informações importantes para quem pensa em passar um tempo fora. Gostaria de saber se você tem alguma dica para quem pensa em fazer mestrado na área de constitucional com enfoque em direitos humanos. Se puder me ajudar, agradeço!
    Parabens pelo blog!
    Abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  8. Olá Rodrigo,
    Meu nome é Amanda e eu sou estudante de Direito, formo em junho de 2011 e tenho 20 anos. Como vou formar bem nova, tenho vontade de estudar e trabalhar fora. No momento, estou estudando somente para OAB, quero tirar a carteira antes de concluir o Curso, ou seja, no começo do próximo ano. E pretendo fazer um intensivo de inglês após esse período. Tenho familiares que moram em San Francisco, CA, e minha idéia inicial seria mudar para lá, entretanto fico em dúvida se o fato de ir para um lugar onde tenho familiares, desviar dos meus objetivos de estudar e trabalhar. Gostaria de dicas e sugestões, tanto de cursos/trabalhos quanto de lugares. Em Direito, me interesso por diversas áreas, mas entendo que existe uma grande diferença entre o Direito brasileiro e o de outros países.

    Parabéns pelo blog, ele é uma utilidade pública, e para mim, foi uma luz no fim do túnel com informações e dicas muito valiosas para prosseguir no que quero!

    Abraço
    Se puder me contactar por e-mail, agradeço.
    amanda_moura_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda, tudo bem?

    Acho sua ideia do curso fora excelente, parabéns. Eu acho que essa questão de morar com os familiares ou não é um pouco pessoal e tem vários fatores que podem influenciar, principalmente dinheiro (morar com familiares deve ser bem mais barato), mas se você puder escolher entre morar com eles ou não, eu sem sombra de dúvidas escolheria morar sozinho ou dividindo ap com outras pessoas que não falem português.

    Lembre-se que a grande diferença de fazer o curso fora do país é o fato de você poder falar 24h por dia, obrigando-se a tanto. Se você morar com alguém que fala português, seu aproveitamento cairá MUITO. Digo isso baseado na experiência de muitas pessoas que conheço.

    Como você só tem 20 aninhos, se você puder escolher e permitir que eu te dê um conselho, fique não menos do que 6 meses, se possível 1 ano, ainda que seja trabalhando de qualquer coisa (digna, ainda que não na sua área) part-time para se sustentar. Garçonete ou qualquer coisa que se atenda o público é o melhor para você melhorar seu inglês. Eu nunca trabalhei assim, mas uma ex minha sim, antes de entrar no Master of Laws (LL.M.), e o inglês dela melhorou muito.

    Você vai crescer muito, pode ter certeza, e isso vai lhe acompanhar pra sempre, coisa que 1 aninho não tem a menor importância, ainda que agora possa parecer que tenha (e que todo mundo ao seu redor, cada um vivendo em sua rotina sem parar, pense que seja loucura - eu não!).

    Eu não conheço tanto os Estados Unidos como conheço alguns países da Europa, mas evite cidades muito pequenas, prefira as mais cosmopolitas (é mais fácil de se misturar com outras pessoas), e evite também estados que têm tradição de ser muito conservador e religiosos, pois estes via de regra têm uma visão pior do estrangeiro.

    Sobre o direito de outro país, realmente você tem que conhecer bem o do Brasil antes. Pra fazer um LL.M., é aconselhável que você tenha tido uma boa experiência profissional antes (2 ou 3 anos de advogacia), ou nem tanto, se você quiser advogar depois em New York ou California (basta fazer o exame da OAB de lá depois do LLM).

    Good luck!

    ResponderExcluir
  10. Oi Fernanda,

    Infelizmente não conheço boas Faculdades nas áreas de Constitucional e Direitos Humanos (bem, dizem que as Faculdades de Direito de Lisboa e de Coimbra são boas em constitucional; a Alemanha também tem boa tradição nesta área).

    Escolha bem antes de ir. Veja bem como vai gastar o nosso dinheiro! :)

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  11. Oi Rodrigo, obrigada pela resposta rápida!
    Suas dicas foram muito úteis.
    Eu não tenho interesse em advogar, você pode sugerir outras áreas em que eu possa trabalhar e que são interessantes.

    Obrigada. :)
    Amanda

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Em primeiro lugar queria dar-te os parabens pelo blog. Brilhante e muito generoso. Não sei se a minha escrita já me traíu mas sou portuguesa. Estou a pensar tirar o curso de Direito que é um sonho que há muito tenho, apesar de já ter uma licenciatura, Psicologia. Mas gostava de me dar a oportunidade de tentar o que sempre quis. Enfim.. a minha questão é a seguinte: é possível eu tirar o meu curso aqui e vir a exercer a profissão num outro país? Se sim, como?
    Desculpe incomodar e MUITO obrigada
    Pat

    ResponderExcluir
  13. Oiiiii
    Adorei o blog!
    Moro em Florianópolis e me formei semana passada em Direito. Fiz a prova da OAB antes de me formar e passei tbm. A maior parte dos estágios que fiz foi na área do direito tributário, só que agora estou meio perdida, já que aqui em Floripa só tem emprego pra quem quer fazer concurso. Assim, comecei a pensar em uma pós (e um trabalho tbm) fora do Brasil.
    Alguma dica?

    Obrigada!

    Renata

    ResponderExcluir
  14. Rodrigo, tudo bem?
    Sou jornalista e estou fazendo uma matéria sobre LLMs para a pág de Carreiras do Valor Econômico. Cheguei no seu blog por acaso e achei coisas bacanas aqui. Não achei seu email de contato e não sei se vc ainda acessa o blog, mas se ler essa msg vc pode entrar em contato comigo? lippi.roberta@gmail.com
    Obrigada,
    abraços,
    Roberta

    ResponderExcluir
  15. Oi pessoal, mais uma vez obrigado pelas palavras de incentivo. Tentarei responder às perguntas de vocês abaixo.

    Pat:

    No espaço da União Europeia, há a possibilidade de requerer a transferência da inscrição como advogada para outro país da UE. Os requisitos são dois: ser cidadã europeia e estar regularmente inscrita como advogada em um dos países membro. Então, se você se qualificar como advogada em Portugal, poderá também pedir em outro país, mas tenha em mente que cada país pode estabelecer regras próprias para esta transferência.

    Se você se qualificar como advogada em Portugal, poderá também pedir diretamente sua inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e advogar em terras tropicais, pois há um acordo de reciprocidade entre os dois países.

    Além disso, é possível também advogar em determinados estados dos EUA se você fizer um LL.M. (mestrado em Direito) lá, a exemplo de Nova York e Califórnia.

    Por último, podes sempre também trabalhar em uma consultoria internacional, ainda que não seja exatamente como advogada, mas sim consultora, como ocorre bastante em consultorias tributárias como Deloitte, Ernst & Young, KPMG e Price.

    Renata:

    Acho muito bacana você ir estudar fora, se sentires que precisas muito mudar drasticamente de ares (aconteceu assim comigo). Apenas leve em consideração que, em termos de contratação, um bom escritório no Brasil primeiro olhará sua experiência prática e, logo depois, o LL.M. no exterior, que é um ótimo upgrade mas não substitui a experiência prévia. Se quiseres trabalhar depois no país em que estudares, o melhor país é, sem dúvidas, os Estados Unidos, pois em estados como Nova York e Califórnia poderás fazer algo parecido com um exame da OAB para advogados estrangeiros.

    Se for só por emprego, podes procurar outros lugares no Brasil que, neste momento, estão mais aquecidos, como São Paulo (sempre) e Recife. O ambiente está super aquecido em Pernambuco e a tendência dos próximos 10 anos, com funcionamento da montadora da Fiat, Porto de Suape ampliado, Estaleiros, Refinaria e outros empreendimentos que estão sendo estruturados agora, é que cresça cada vez mais. Falta advogados em áreas mais especializadas, como Propriedade Intelectual (estivemos buscando por mais de 3 meses há pouco e contratamos um profissional de SP, que se mudou há pouco pra Recife), Direito Marítimo ou até mesmo Societário/Empresarial com experiência internacional.

    Roberta, te respondi há pouco.

    Abraços e bom fds pra todas.

    ResponderExcluir
  16. Hahaha.. relendo minha resposta em espanhol lá em cima, decidi uma coisa: nunca mais respondo a nada depois de ter tomado uns pints.

    ResponderExcluir
  17. Oi Rodrigo,
    A princípio gostaria de parabenizar e agradecer pelo blog, agradecer pq de fato não é todo mundo q se disponibiliza a passar tais informações ao publico, de fato é de grande utilidade pública.

    Meu nome é Natália, sou aluna de Direito aqui em Recife e estou no ultimo período, e tenho um sonho de fazer mestrado/doutorado no exterior, para voltar e exercer no Brasil. Lendo seus post, vi que vc seguiu a área que eu gostaria de seguir q é direito empresarial, mas ainda estou perdida em qual universidade fazer. Acabei de chegar de um intercâmbio no Canadá, e fiz a besteira de não procurar saber as informações por lá, mas enfim.

    Tenho duas dúvidas, que se vc puder me responder eu agradeceria imensamente. A primeira diz respeito a bolsas de estudo. Quais são os requisitos curriculares para se conseguir uma bolsa? entrei em alguns sites q vc indicou mas n consegui visualizar especificamente. Eles falam em excelência no histórico, eu não tenho um histórico excelente (foge disso, e muito!), isso já me tiraria qualquer possibilidade de bolsa de estudos?! tenho vários estágios no meu currículo e dois nos melhores escritórios daqui, e atividades extracurriculares, mas n tenho publicações ainda (nem participações), isso seria o fim de qualquer possibilidade de consegui uma bolsa?!

    Bom, pensando pelo lado negativo da impossibilidade de conseguir uma bolsa, a dificuldade de encontrar uma universidade que seja mais barata é o que me consome. Então, gostaria de saber se vc tem alguma dica de uma universidade (preferência USA) que tem o mestrado em direito empresarial com um custo mais barato.

    A segunda dúvida, corresponde basicamente a primeira entretanto num contexto diferente. Vc sabe mais ou menos quais os requisitos básicos (que todas as universidades exigem) de um currículo para a aceitação no programa de mestrado ou doutorado, ou aceitam qualquer um desde que pague?

    Por fim, agradeço a disponibilidade, sei que perguntei demais e tenho muito ainda a ler e pesquisar a respeito, mas n irei desistir do meu sonho, mesmo que o caminho seja árduo e meu empenho nos estudos tenha começado mais tarde do que deveria.

    Se puder me contactar para conversarmos mais a respeito meu email é nati_cariry@hotmail.com

    Xero

    ResponderExcluir
  18. Essa postagem me deu um novo ânimo! Sou PFN e estou achando meio confuso conseguir bolsa para mestrado. Pensei em relações internacionais... Debora Melo Loch

    ResponderExcluir
  19. Oi Nati,

    Se a bolsa pede histórico escolar de excelência, então temo que realmente vão levar em consideração as notas dos candidatos, a sua inclusive. Para compensar suas notas, o que você pode fazer é estudar bastante temas específicos e mais inovadores e buscar escrever e publicar pelo menos 3 ou 4 artigos em temas diferentes, em revistas especializadas, e fazer uma pós-graduação no Brasil, em uma instituição reconhecida, como a FGV, na área em que você quer estudar futuramente na Universidade estrangeira, fora buscar trabalhar na área durante todo esse tempo. Não tem muito segredo, tem que correr atrás do prejuízo mesmo. Vale o velho adágio "no pain, no gain".

    Não sei de Universidades baratas nos EUA. Quando olhei programas de LL.M. lá, só me interessaram, ao que me lembro, Harvard, Stanford, Chicago, Columbia, UC Berkeley e Yale, que são todas caríssimas. Em Harvard, por ex, você precisa de pelo menos US$ 70 mil para passar 1 ano estudando um mestrado em Direito (tuition fees + expenses).

    O investimento vale a pena e se, na época, eu tivesse essa disponibilidade financeira, sem dúvidas eu teria me candidatado a alguma delas.

    Escolhi, na época, uma Universidade que tivesse o LL.M. com a especialização que eu queria (Information Technology Law), com um preço que eu poderia pagar se ganhasse uma bolsa à qual havia me candidatado, e que fosse bem recomendada em sua área e na avaliação do MEC do Reino Unido.

    Se quiseres procurar outras Unis, sugiro buscares comentários no LLM Guide (busca no Google o endereço), de repente há uma um pouco mais barata nos EUA. Tenho a impressão de que em estados como a Flórida, por ex, os LLMs podem ser mais baratos, mas é só impressão mesmo, dá uma olhada lá e por favor me comenta depois. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Rodrigo!

    Sou advogada, faço pós em Direito Tributário na UFBA.
    Sempre tive vontade de estudar no exterior, porém, por motivos pessoais, acabei postergando esse sonho.
    Agora, estou "desengavetando" esse antigo projeto e o seu blog tem sido de grande valia e incentivo.
    Inicialmente pensei em Portugal, ou Itália, pois tenho parentes por lá que poderiam prestar um suporte.
    Minha área de interesse é Direito Tributário.
    Você tem alguma sugestão?
    Meu e-mail: ecgserpa@hotmail.com
    Aguardo sua resposta.
    Muito obrigada!

    Érica

    ResponderExcluir
  21. Ola Rodrigo,

    Meus parabens pela criacao deste blog. Obrigada mesmo, vc esta ajudando muitas pessoas a tirarem duvidas.

    Moro em Cardiff e terminei um LLM in European Legal Studies a pouco tempo. Um curso realmente maravilhoso, como vc provavelmente eh familiar.

    Trabalhei pouco tempo como advogada no Brasil e depois me mudei para Pais de Gales onde moro com meu marido e bebe. Vc falou que morou em Recife? Minha familia mora la tambem, me formei na Universidade Catolica de Pernambuco, vc conhece?

    Enfim, tenho pensado em voltar a morar no Brasil e 'recomecar'. Estou estudando pra um concurso publico, mas fiquei um pouco desanimada sobre a questao da validacao do LLM para efeito de titulos.

    Vou continuar pesquisando enfim. Vc conhece algum escritorio em Recife que se interesse por advogados com LLM por gentileza?

    Super grata,
    sucesso pra vc.

    Nubia Boafo
    nubiaboafo@yahoo.com

    ResponderExcluir