sexta-feira, 22 de abril de 2011

Programa de Bolsas de Estudo (Becas) na Europa e Israel: EURIAS

Pessoal, acabei de me inteirar sobre um programa de bolsas de estudo ("becas", para os outros países lusófonos) de pós-graduação em determinados países e instituições da Europa e Israel.

Dei uma olhada rápida e a página me parece estar toda em inglês, mas trago um breve texto em português que recebi do Nelson Cortez, da lista de discussões do Diálogo Brasil. Se alguém futuramente se candidatar a esta bolsa ou estiver no processo de candidatura e quiser trocar alguma experiência ou deixar alguma informação por aqui que considere valiosa para os demais, seria muito legal. Espero que aproveitem.

Bolsas de estudo na Europa

O programa Institutos Europeus para Estudos Avançados (Eurias) oferece 36 bolsas de pesquisas em diversas áreas do conhecimento, em instituições da Europa e de Israel, para o ano acadêmico 2012-2013. Candidatos de todo o mundo podem se inscrever pela internet até o dia 31 de maio.

O Eurias é um consórcio de 14 institutos de estudos avançados coordenado pela Rede Francesa de Institutos de Estudos Avançados (RFIEA). As bolsas são oferecidas principalmente para as áreas de ciências humanas e sociais, mas candidatos das áreas de ciências exatas e naturais também podem ser contemplados, caso seus projetos não exijam o uso de instalações laboratoriais.

No ano acadêmico 2012-2013, o programa oferece 36 bolsas, sendo 19 para pesquisadores juniores e 17 para pesquisadores seniores. Os programas de pesquisa nos 14 institutos participantes têm duração de dez meses.

As bolsas totalizam 26 mil euros para candidatos juniores e 38 mil euros para candidatos seniores. Os candidatos selecionados também terão alojamento à disposição, uma ajuda de custo para pesquisas e para despesas de viagem.

Os 14 institutos participantes estão localizados em Berlim (Alemanha), Bolonha (Itália), Bruxelas (Bélgica), Bucareste (Romênia), Cambridge (Reino Unido), Helsinki (Finlândia), Jerusalém (Israel), Lyon (França), Nantes (França), Paris (França), Uppsala (Suécia), Viena (Áustria) e Wassenaar (Holanda).

Os candidatos devem apresentar uma proposta de pesquisa sólida e inovadora, demonstrar a habilidade de atuar além de seu campo de especialização, demonstrar comprometimento internacional bem como publicações de qualidade em foros de grande impacto.

Mais informações: www.2012-2013.eurias-fp.eu

4 comentários:

  1. Olá Rodrigo!
    Creio que o melhor aprendizado é mesmo a experiência. E tendo em vista "suas andanças", creio que o blog está acrescentando muito a estudantes engajados e interessados em diferentes oportunidades...
    Gostei muito de seu blog, parabéns pela iniciativa!
    Saludos!

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,
    muito bacana seu blog. Muitas infos interessantes e, principalmente, úteis, para quem busca uma experiência no exterior. Parabéns!

    Ana

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo,em primeiro lugar, parabenizo pelo blog. É muito legal ver que pessoas no mundo interessadas em ajudar outras!
    Em relação a minha dúvida, eu fui selecionado para uma Bolsa para o curso de Mestrado na Universidad Carlos III de Madrid em Direito da UE. Vi, em posts anteriores sua recomendação a um outor candidato que o curso nao seria muito interessante pois nao teria uma aplicação prática em empresas e/ou escritórios brasileiros. (eu trabalho numa multinacional na área de direito societário e a bolsa, inclusive foi concedida pela minha empregadora). Mas, como vc disse, tb tenho dificuldade em enxergar a aplicação prática do curso no exercício da profissão. a outra dúvida é que um dos requisitos para aceitação da bolsa é tirar uma licença nao remunerada do meu trabalho durante um ano. nesse ponto, como está o mercado para emprego de estrangeiros? (o que dificilmente ocorrerá na minha área de atuação). a bolsa apenas cobrirá os custos com o curso, os demais deverão ser arcados por mim. assim, terei que arrumar um emprego para o tempo que estarei de licença no trabalho...e como você enxerga esta necessidade em momentos de conjuntura econômica não muito favoráveis? sempre tive sonho de estudar no exterior e essa parece ser a grande oportunidade, mas os dois pontos comentados me deixam bastante preocupado. Desde já, obrigado pela ajuda. Abs, Matheus

    ResponderExcluir
  4. Olá!


    Interessantíssimo este blog.

    Gostaria de saber se você tem alguma dica para quem acabou de se formar e está pensando em iniciar a carreira: vale a pena cursar o LLM antes de começar a atuar ou é melhor ter alguma experiência profissional e depois partir para o LLM?

    É difícil a inserção no mercado de quem cursou o LLM e ainda não teve experiência profissional?

    Obrigado!

    ResponderExcluir