terça-feira, 3 de março de 2009

Como conhecer Barcelona em poucos dias.

Como este blog também é sobre viver mundo a fora, vou falar um pouco sobre Barcelona. Apesar de não ter oficialmente vivido lá, esta incrível cidade foi meu paradeiro de viagem por 5 vezes no período de um ano. Aqui vão algumas poucas dicas sobre como conhecê-la bem em poucos dias.

Assim que você chegar no aeroporto, busque o centro turístico e pegue logo um mapa da cidade, do metrô e outros panfletos de informação turística. Feito isso, compre de manhã o bilhetede para dois dias do "Barcelona Bus Turistic", que é o ônibus de turismo da cidade. Você deve comprá-lo na Plaza de Catalunya (foto ao lado), que fica no centro geográfico da cidade e se chega fácil de metrô. Não é barato (custa 22 euros para dois dias e 18 euros para um), mas você pode conhecer todas as áreas da cidade com ele (com explicações em português sobre cada local), em apenas 2 dias. Além disso, você desce na parada que lhe agradar e pega denovo outro ônibus em qualquer parada das linhas dele, a qualquer momento, o que o torna bastante conveniente.

O Bus Turistic divide a cidade em três rotas, que se interconectam em algumas paradas: a rota vermelha, a rota azul e a rota verde. (mapa do Bus Turisc abaixo)


Sem sombra de dúvidas, as mais interessantes são as linhas azul e vermelha, que passam por diversos locais interessantes, bonitos e famosos. Nestas linhas você conhecerá pontos turísticos importantes, como la Pedrera e a Casa Batlló (foto tirada por mim, ao lado), que são duas casas desenhadas pelo famoso arquiteto catalão Antoni Gaudí, além da Igreja da Sagrada Família, uma igreja gigantesca também desenhada por ele, que até hoje se encontra em construção e que se prevê ainda 100 anos para terminá-la.

A linha verde do Bus Turistic me dá a impressão que só foi construida por causa da cidade olímpica, que é onde ela chega, mas que não tem muita graça e, em minha opinião, se você tiver pouco tempo mesmo, vale a pena apenas pegar o Bus Turistic, passar por ela para ver, mas não descer em nenhuma parada, apenas de volta para a linha azul (onde você terá que descer para pegar um ônibus da linha azul e seguir caminho).

Se você quiser comer bem e relativamente barato, evite almoçar nas principais avenidas. Como em toda grande cidade turística, busque restaurantes nas ruelas pelos seus arredores, saia andando para explorar a cidade. Se você estiver um pouco menos preocupado com o dinheiro, do outro lado do Maremagnum (na figura abaixo - é uma espécie de shopping que fica em frente ao Colón, quando terminas Las Ramblas, pegando uma ponte de madeira), há alguns bons restaurantes (no lado direito da figura), ainda que típicos de turista (mas é o que você é), onde já comi uma paella de frutos-do-mar muito boa.


Se, depois de bater perna pela manha, você não quiser gastar muito pra comer algumas boas tapas com umas cañas para relaxar, en plan de tranquilidad, eu tenho uma dica de bar pouco conhecido por turistas, mas bem acolhedor e em uma pracinha muito charmosa. Desça na parada de metrô Diagonal, pegue a Passeig Gràcia e suba à pé rumo à Gran de Gràcia, que é quando a Passeig se afunila, se torna mais estreita e de mão única. Chegando na Gran de Gràcia, continue andando e dobre na terceira ou quarta rua à direita, chamada Carrer de Goya (que é onde eu ficava hospedado). Quando chegar na segunda rua à esquerda, aí está a pracinha, chamada Plaça de Rius i Taulet, onde está o bar de tapas, cujo nome é Nou Candanchu. A dica é pedir váris tapas para dividir e provar. Se você escrever "Plaça Rius i Taulet, Barcelona" no Google Maps España, ele lhe dá o mapa certinho e até uma visão 360 graus da praça.

Em um depoimento que encontrei na internet (em inglês), por coincidência uma turista também se sentiu super bem acolhida lá. Para mim, ver a praça e imaginar o Candanchu me fez lembrar exatamente o porquê de Barcelona ser a cidade em que eu gostaria de viver por toda minha vida.

15 comentários:

  1. Adorei o post Colares :)
    Lá no meu (blog) tbem tem umas dicas de Barcelona...dá uma olhadinha depois.
    Beijo grande em todos aí!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tava procurando informações para organizar 3 dias em Barcelona para meus irmãos e caí aqui. Achei legal a coincidência de teres um blog, de teres morado em Madrid e de termos o mesmo sobrenome. Deu vontade de deixar um recado. :) O post foi bem útil, valeu! Bj, Dany.

    ResponderExcluir
  3. Uh, legal, gostei das dicas. Estarei ai em julho, com certeza será otimo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns. Muito bom e dedicado seu trabalho na postagem das dicas.
    Que bom saber que ainda existem pessoas dispostas a ajudar o próximo sem lucrar nada mais do que o agradecimento.
    Mais uma vez parabéns e obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  5. Legal! Sempre bom saber que tem gente como voce. Dividir e compartilhar.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas palavras de incentivo, pessoal.

    Gostaria apenas de fazer uma atualização no meu post acima: há cerca de 1 ano (reveillon 2009-2010) estive em Barcelona novamente e fui no Cadanchu. Acontece que a Plaça de Rius i Taulet mudou de nome e agora se chama de "Plaça de Vila de Gràcia". Então não se percam!

    Outra coisa: fui em alguns bares e restaurantes pelo bairro Gótico, que fica entrando pelas Ramblas. Super recomendado! Não devem nada aos excelentes bares e restaurantes do bairro de Malasaña, em Madrid, cidade em que atualmente moro.

    ResponderExcluir
  7. caro rodrigo, deixe que lhe diga que barcelona é uma das mais bonitas bonitas cidades da europa... quase se esquece que se tem de comer ou dormir quando temos 2 dias e uma grande cidade para visitar... recomendo que acima de tudo se dê atenção redobrada aos promenores que se apresentam ao virar de cada esquina principalmente na zona historica

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Tenho viagem marcada para Barcelona dia 8/9 de abril (meu aniversário) alguém quer dar-me por favor umas dicas para poder aproveitar o pouco tempo o melhor possivel?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Oi Rodrigo, td bem? achei muito legal seu blog, queria trocar mais idéias contigo, estou pensando em viajar para Lisboa, Madrid e Barcelona. Como faço para te mandar e-mail? abs. Deise Bastos

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo parabens pelo Blog, essas dicas foram muito boas. Teria alguma sugestão de hotel bom com um valor barato?
    Bom eu moro em Londre e meu blog é http://dicasdintercambio.blogspot.com/ grande abraço.
    daviddvd@ig.com.br

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo muito legal as dicas, estou indo em agosto e depois vou para Madrid , tem dicas de lá tbm ? E o hospedagem estou olhando pelo mapa , mas não tenho idéia que lugar é bom.

    Leila da Bahia

    ResponderExcluir
  12. Excelentes dicas! Estarei conhecendo em Agosto. Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Oi Rodrigo!!!!
    Gostei mto das suas dicas pra conhecer Barcelona.
    Você não teria umas dicas pra Madrid tbm?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  14. Valeu pelas dicas! Será que vai sair como conhecer madri em poucos dias também ? Hehehe Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  15. Como faço para pegar um ônibus de Barcelona para Madrid? Onde posso olhar os horários? Lá é como o Brasil, tem ônibus mais em conta e outros mais caros?
    Desde de já agradeço
    cv

    ResponderExcluir