sexta-feira, 6 de março de 2009

Evento sobre estudar no exterior - São Paulo e Belo Horizonte - Março de 2009.

Aqui vai uma dica sobre uma ótima chance para conhecer melhor o programa Erasmus Mundus de mestrados na Europa e outras oportunidades de estudos internacionais.

Com o slogan "por um mundo sem fronteras" (for a world without frontiers - gostei da idéia), a ExpoBelta 2009 ocorrerá durante os dias 27, 28 e 28 de março de 2009 em São Paulo capital e no dia 31 de março do mesmo ano em Belo Horizonte.

Eu não sabia quando fiz o post sobre o Erasmus Mundus, mas, segundo o Universia, o programa Study in Europe (nome fantasia do programa "Erasmus Mundus") está focado no Brasil por isso a escolha de seu lançamento aqui.

"De acordo com o membro da Comissão Europeia para Educação, Treinamento, Cultura e Juventude, Ján Figel, A Europa vê o Brasil como um parceiro estratégico, que está entre os líderes dos mercados emergentes mundiais e por isso a escolha do país para o programa de intercâmbio."

Na minha época de pré-bolsista AlBan, nos idos de 2003, havia apresentações pontuais dos programas em universidades-chaves do Brasil e outros países da América Latina, mas, pelo visto, nada comparável à ExpoBelta 2009.

Dica Importante: antes de ir para o evento, leia bem sua página, a página do Study in Europe (ou seja, o portal do Erasmus Mundus) e as páginas dos programas de mestrado Erasmus Mundus pelos quais você se interessou (cada mestrado tem uma página). Assim, você poderá tirar eventuais dúvidas cujas respostas não estão nas páginas diretamente com quem está organizando o programa de bolsas que você concorrerá.

Crítica: o Brasil é um continente. Em um programa de intercâmbio que se pretende entre Brasil e Europa, restringir essas apresentações apenas à região sudeste me parece um contrasenso. Esperamos que, assim como o AlBan, futuramente sejam agendadas apresentações em universidades de diferentes regiões do Brasil.

Keep an eye on it!

Nenhum comentário:

Postar um comentário