sábado, 25 de junho de 2011

LL.M numa perspectiva global: Global Legal Education Report do Financial Times

Não sei bem como cheguei lá, já que estava buscando a programação do Matadero, mas dei uma rápida lida há pouco no Global Legal Education Report do Financial Times. Primeiro, para acesso um pouco mais aberto às páginas do Financial times, você terá que fazer um registro, que é gratuito e lhe dá acesso a uma quantidade limitada de páginas do periódico, mas que seria suficiente para ler o report.

Li uma reportagem interessante, que na realidade era o testemunho de um jurista (sentido lusitano da palavra, que quer dizer "profissional do Direito", faz favoire) graduado na Oxford University e que, ao buscar estudos de pós-graduação, decidiu que queria algo de civil law e, neste âmbito, decidiu-se pelo LL.M. da Universidade Católica Portuguesa. Ou, no seu nome de mercado, Catolica Global School of Law. Ele fala um pouco da sua experiência em Lisboa, como era seu dia-a-dia, como foi uma das aulas que encontrou na faculdade e em quais skills o treinaram.

A existência do programa em si e o fato de ser o único programa em língua portuguesa listado em uma análise de um veículo respeitado já lhe garante um grande mérito por colocar nossa língua em evidência para profissionals internacionalizados. Além disso, quero enfatizar também que creio na qualidade do ensino e dos bons profissionais que lá devem lecionar, que, em uma vista rápida, me pareceu ser bastante práticos para nós, advogados. O programa da Católica Portuguesa é todo ensinado em inglês, mas, ainda assim, acho que para nós, de fala portuguesa, sempre é mais interessante viver o contrário: um ambiente de língua inglesa e de common law.

Como em todos esses rankings, há muitas universidades dos Estados Unidos, algumas do Reino Unido e umas de outros países. Dos íbero-americanos, a despeito da crescente importância do Brasil no cenário global, só há Espanha (IE e IESE) e Portugal (Católica).

Além da matéria que mencionei, há outras que, pelo título, sugerem assuntos muito interessantes, como são a "Points to consider when applying for an LLM" e a "Careers: specialisation might be the key to long-term success". Em resumo, aconselho àqueles que possam que dêem uma lida na página, que é de todo interessante.

Este blog é diariamente acessado por pessoas de pelo menos 5 diferentes países, às vezes mais. Já recebi algumas mensagens de profissionais ou estudantes de outros lugares perguntando sobre conselhos de programas de pós-graduação no Brasil e, infelizmente, sempre fico com isso na cabeça: com todo o interesse que o mundo tem no Brasil e excelentes profissionais com formação e experiência internacional que temos, por quê não há um programa de ponta em Direito Empresarial totalmente lecionado em inglês?

Caso alguém saiba ou queira montar um, por favor me avise! Estou preparando mais uma vez minhas malas, desta vez para passar mais tempo do ano no Brasil do que pelo lado de cá do Atlântico...

10 comentários:

  1. Boa noite Rodrigo, você poderia me informar seu email ou apenas responde a dúvidas pelo blog? Queria saber se você recomenda LLM na Espanha? Obrigada Tatiana

    ResponderExcluir
  2. Oi Tatiana, prefiro responder aqui, para que a informação esteja disponível a outras pessoas.

    Se você quer estudar na Espanha, eu lhe recomendaria o LLM da IE Law School - http://www.ie.edu/home/DegreePrograms/subhome_masters2_eng.php - ou o Máster da Universidad de Navarra - http://www.unav.es/derecho/master/index.php .

    Ambos têm excelente reputação na Espanha, mas o LLM da IE Law School seguramente é mais internacionalizado, com gente de outros continentes, motivo pelo qual seguramente seria o que eu escolheria, além de ser em Madrid, que é uma cidade que tem muito mais a oferecer para um estudante internacional do que a agradabilíssima Pamplona, capital da Comunidad de Navarra, onde também já morei.

    Há uns 2 anos atrás, tive a oportunidade de escrever sobre programas de máster na Espanha, talvez você ache interessante dar uma olhada também: http://vivendolonge.blogspot.com/2009/02/ranking-de-programas-de-master-na.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo,
    sou estudante de Direito, 6 perido, e queria saber algumas dicas de como entrar em um mestrado na europa! que univ. voce indica? quais as áreas que oferecem mais vagas? os cursos são pagos, gratuitos, ou existe alguma instituição de financiamento? fico muito grata pela sua resposta... Rachel!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rachel.

    Desculpa, mas sua pergunta sobre qual a melhor Universidade é muito geral, pois você tem que antes definir seu foco: se é para advocacia, para seguir na carreira acadêmica ou mesmo para conhecer melhor um sistema jurídico diferente ou uma área pouco desenvolvida no Brasil, como seria Direito de Tecnologia da Informação. Sobre esses perfis e o que aconselho buscar, escrevi em um post anterior.

    Também não sei qual oferece mais vagas.

    Sobre o valor ou financiamento, você encontrará na página de cada Universidade a respeito, não há uma regra geral. Mas... na Itália e na França, se não me equivoco, os programas de mestrado em Universidades públicas são bastante em conta ou quase de graça se considerar o programa inteiro ("em conta" entenda-se algo em torno de 1.000 €).

    Se você me permite uma dica que talvez não responda diretamente sua pergunta, mas que ajudará a você própria respondê-la, busque ler em algumas páginas especializadas, como esta que indiquei no post acima e o LL.M. Guide. Basta buscar no Google algo como "master of laws programmes, ranking, where to study, what to study, advices", etc.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rodrigo!

    Estou a pensar candidatar-me ao Erasmus Mundus (foi, aliás, através dessa pesquisa que cheguei ao teu blogue!:) e fiquei surpreendida por ver alguém capaz de reunir informação tão importante até mesmo para aqueles que estão do outro lado do mundo! Parabéns!

    Aproveito, então, para deixar uma questão (à qual não sei se saberás responder, mas agradeço desde já de qualquer forma!).

    Se eu me candidatar a uma bolsa, posso candidatar-me a outra? E, portanto, ter duas? Ou será apenas permitido ter uma?

    Depois... suponhamos que até ganho a bolsa, o que acontece se a minha candidatura não for aceite no mestrado?...

    Obrigada, beijinhos e continua!!
    Sara*
    Portugal

    ResponderExcluir
  6. Oi Sara, infelizmente não há uma resposta única para a sua pergunta. Cada bolsa tem o seu próprio regulamento, que vai indicar se é permitida ou não a cumulação com outras bolsas. Algumas restringem (a minha - falecido Programa AlBan - restringia), outras não, como normalmente é o caso de bolsas concedidas pelas próprias Faculdades.

    Se você conseguir a bolsa e não conseguir admission para a Faculdade, suspeito que perderá a bolsa. Muitas bolsas inclusive condicionam a sua concessão final à prévia admissão do aluno pela Faculdade, como foi o caso da minha, em que tive que enviar a carta de "unconditional offer of a place" da Universidade para provar que eu já tinha sido aceito.

    Enfim, a resposta é: leia o regulamento da bolsa. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  7. Socooorro, Rodrigooo!!!
    Sou Bacharel em Direito e atualmente examinanda do Exame de Ordem...
    Gostaria muito de fazer uma pós no exterior (EUA ou UK) MAAAS estou PERDIDA! Portugal ou Espanha não seriam mais indicados?
    Gostaria muito de advogar aqui, então tenho que fazer um curso que eu possa aproveitar no Brasil...
    Bem, não tenho discriminação com áreas do Direito, pois acredito que aquilo que eu fizer vou me dedicar, estudar e certeiramente gostar...
    Onde vc estudou? Qual curso?
    Por favor, me ajudeee!

    ResponderExcluir
  8. Oi Monique. No seu caso, eu acho que o mais aconselhável é que a área do Direito em que você vai estudar no exterior seja uma progressão normal do que você tem feito no Brasil e o que pretende fazer, para que haja uma concatenação lógica entre elas e sua progressão futura.

    Por outro lado, você pode querer começar uma coisa nova pra você, mas tenha ciência de que, para se aproveitar no Brasil, terás que estudar muito o que se faz no País, pois os estudos de fora normalmente servem mais como estudos comparados.

    Meu LL.M. foi em Direito de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, na Universidade de Strathclyde (Glasgow, UK), ao qual normalmente se atribui o fato de ser o programa de mestrado mais antigo da Europa na área. Eu estudava e trabalhava com Direito da Informática há 4 anos antes de optar sair do Brasil para estudá-lo, então achei que seria uma evolução natural.

    Em um post anterior, aconselhei que se alguém de fala portuguesa quer seguir advocacia internacional, que faça LL.M. em um país de língua inglesa: EUA, UK, Canadá, Autrália, etc. Espanha e Portugal têm bons programas, mas o inglês é a língua dos negócios internacionais.

    Espero tê-la ajudado. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  9. Oi Rodrigo,
    parou de postar logo agora que eu decidi escolher a parte empresarial?
    Preciso de conselhos urgentesss! hahah Por favor mande-me um email!
    carimegervasio@hotmail.com

    Muito obrigada desde ja.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. A Escola de Direito da Universidade do Minho vai lançar um LL.M. muito interessante.

    LL.M. in European and Transglobal Business Law

    www.edum-international.eu

    ResponderExcluir